Évora, Sociedade

Câmara de Évora inaugurou novo espaço para a juventude

Já  está em funcionamento o novo espaço municipal Ponto Jovem que a Câmara de Évora disponibiliza para as gerações mais jovens conviverem e onde estão também, a partir desta semana, localizados os serviços da autarquia eborense que se dedicam ao trabalho com a juventude.  

No final da tarde da passada sexta-feira, foram muitas as pessoas, em especial jovens, que estiveram no edifício da Rua do Menino Jesus, para assistir à inauguração que propiciou todo um clima de festa, animado pelas actuações do duo constituído por Nezza e Beto e, mais tarde, da Tuna Académica do Liceu de Évora. 

O evento foi também marcado pela entrega de certificados de participação, por parte da Câmara de Évora e do Instituto Português da Juventude, aos voluntários que em 2010 desempenharam funções de voluntariado nestas e noutras instituições (uma entrega que recorreu já ao envio por e-mail como forma de economizar papel), seguido de breves intervenções dos representantes de ambas as entidades. 

Houve ainda tempo para o lançamento da campanha “Natal Limpo 2010”, promovida pelo quarto ano consecutivo pela Câmara Municipal de Évora e pelo Conselho Municipal da Juventude de Évora, com a parceria da GESAMB, que procura sensibilizar todos os munícipes para a importância da separação do lixo, colocando papel e cartão, nos contentores azuis distribuídos por todo o concelho.  

Esta acção permitirá à autarquia reciclar papel e papelão, cujo dinheiro será convertido em benefício dos jovens, à semelhança do que aconteceu no ano passado, sendo exemplo disso a entrega de bicicletas a deficientes. A evolução da campanha poderá ser seguida no site da Câmara de Évora (http://www.cm-evora.pt), mais concretamente através do papelómetro virtual. 

A EDP Distribuição também esteve representada através do programa Eco EDP, no qual, em parceria com o Ministério da Educação, promove uma acção em escolas secundárias de distribuição gratuita de lâmpadas mais eficientes, pedindo aos jovens a entrega de quatro lâmpadas incandescentes em troca da entrega de quatro lâmpadas economizadoras e preenchimento de um pequeno questionário. 

Estas novas instalações funcionam como espaço de trabalho, mas também como “um espaço de encontro entre os jovens e o município e os jovens entre si”, salientou na sua intervenção a Vereadora da Câmara de Évora, Cláudia Sousa Pereira, uma vez que, explicou, “nele ajudaremos a desenvolver projectos, desenvolveremos actividades – reuniões, oficinas, acções de formação” para todos os jovens “quer venham da rua ao lado, quer da freguesia mais afastada”, deixando ainda um desafio: “Contamos com a vossa capacidade de nos provocar e de nos manter actualizados, sempre a pensar que todos queremos o melhor para o vosso futuro”. 

O Director Regional do IPJ, Carlos Cunha, manifestou igualmente o seu agrado por estar nesta cerimónia com a juventude, formulou votos de “bom trabalho” e que “este espaço seja muito frequentado”, apelando ainda aos jovens “que façam chegar ao IPJ aquilo que são os vossos anseios, os vossos desejos, mas também as vossas respostas de actividades”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *