Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Presépio de Rua em tamanho real com novas figuras na vila medieval de Monsaraz

 Presépio de Rua com figuras em tamanho real, um projecto artístico da autoria de Teresa Martins, foi inaugurado no dia 4 de Dezembro e pode ser apreciado até ao dia 6 de Janeiro na vila medieval de Monsaraz, numa organização do Município de Reguengos de Monsaraz. Este momento foi assinalado com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. 

O presépio, este ano remodelado e restaurado, tem 43 figuras e está distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde foi colocado o conjunto principal com a Virgem, São José e o Menino. Pelo décimo primeiro ano consecutivo, Monsaraz recebe a representação da Natividade com este presépio formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito. As figuras estão iluminadas, destacando-as durante a noite no imenso património da vila medieval.  

A escultora remodelou a sua obra, mantendo os tons pastel nas figuras, mas acrescentou-lhes tons rosa velho e lilases, alterando também as caras e as mãos, que eram em gesso e agora foram feitas em cerâmica, ficando com forma e num sentido mais figurativo. Outra das alterações foi a construção de uma choupana com a manjedoura onde está a Sagrada Família, com figuras já em tamanho real uma vez que as anteriores apresentavam dimensões num sentido desproporcional, mas propositado, tendo estas sido reaproveitadas e colocadas na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz. 

Para além dos habituais Reis Magos, dos guardas do castelo, do pastor e da lavadeira, entre muitas outras, o presépio recebeu mais duas figuras, nomeadamente a fiadeira e o almocreve. Algumas figuras foram colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente. 

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que o presépio “parece um mundo mágico dada a envolvência e a emoção que proporciona aos visitantes que acompanham as personagens pelas ruas de Monsaraz”. O autarca considera que o presépio “está mais bonito este ano e quero destacar a imensa qualidade do trabalho produzido pela Teresa Martins, pois conseguiu integrar com muito sucesso o presépio na vila medieval”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *