Arouca, Sociedade

EDV (CRI) activo na luta contra a pobreza e exclusão social – Arouca

Os municípios do entre Douro e Vouga, através do projecto EDV (Cri) Activo, da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, dão resposta ao desafio de combater a pobreza e a exclusão social. O projecto é dado a conhecer amanhã, dia 7 de Dezembro, em Arouca, no Cinema Globo d’Ouro. Estarão presentes, entre outras individualidades, Hermínio Loureiro (presidente da Associação de Muinicípios das Terras de Santa Maria), José Artur Neves (presidente da Câmara Municipal de Arouca) e Acácio Conde (coordenador distrital da Rede Europeia Anti-pobreza).
 
 
«Com o envolvimento expressivo dos municípios do Entre Douro e Vouga na comemoração, em 2010, do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social estou convicto de que as comunidades passaram a estar mais sensibilizadas para esta problemática que atinge a população do mundo de forma violenta.
 
À semelhança dos restantes países da União Europeia também Portugal se empenhou activamente na aplicação de medidas decisivas para a erradicação da pobreza. No plano regional, os municípios do Entre Douro e Vouga, através da Associação de Municípios Terras de Santa Maria, elaboraram uma candidatura que resultou no projecto EDV (Cri) Activo do qual esta agenda faz parte, contendo mensagens e ilustrações de um conjunto alargado de alunos das escolas dos concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra, que participaram no concurso realizado no âmbito desta acção.
 
Este instrumento pretende ser um meio de sensibilização para valores tão fundamentais e nobres que a sociedade, diariamente, deve promover: A Solidariedade, o Respeito, a Responsabilidade e Compromisso e a Participação Social e Cívica.
 
A anulação de factores de riscos que gerem a pobreza e a exclusão social é uma tarefa permanente à qual os municípios do Entre Douro e Vouga têm sabido dar resposta. Esta agenda insere-se na política de inclusão social que favoreça a participação de todos os intervenientes públicos, sociais e económicos numa sociedade mais justa.
 
O projecto EDV (Cri) Activo, onde se insere esta agenda, visa envolver a comunidade, potenciando a reflexão integrada sobre problemáticas tão importantes como a pobreza e a exclusão social.
 
Combater a pobreza é não ficar indiferente, é agir na comunidade a que pertencemos…»
 
Hermínio Loureiro
Presidente do Conselho Directivo da Associação de Municípios Terras de Santa Maria

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *