Cantanhede, Cultura, Sociedade

Animação de Natal em Cantenhede

O Município de Cantanhede está a promover, desde o início do mês de Dezembro um variado programa de animação de Natal.

Na Praça Marquês de Marialva, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, foi instalado, pela autarquia, o presépio executado em Pedra de Ançã, da autoria de Carla Ferreira. Esta obra, que esteve em exposição na área de serviço da Mealhada, em 2007, por ocasião do concurso “Brisa Presépios de Portugal”, é constituída por dois blocos de pedra de Ançã com um rosto feminino pintado, simbolizando Maria e outro com um rosto de um homem, representando José. O conjunto tem como cores predominantes o azul, o verde e o laranja, e engloba vários elementos representativos da região. O berço do Menino Jesus é feito com meia pipa, numa clara referência à vitivinicultura e à tanoaria. A isto se juntam os presentes que cada Rei Mago ofereceu ao Menino Jesus, que são alguns dos mais conhecidos produtos da gastronomia local, designadamente o leitão assado à Bairrada, o bolo de Ançã e os tremoços de Cadima.

Também na Praça Marquês de Marialva, até ao próximo dia 9 de Janeiro de 2010, os mais pequenos têm ao seu dispor um carrossel infantil em funcionamento permanente e gratuito. Para as crianças poderem usufruir deste equipamento, os pais devem levantar os bilhetes para o efeito nos Serviços de Educação e Acção Social da autarquia, em funcionamento na Casa Francisco Pinto, no posto de Turismo de Cantanhede, no Museu da Pedra e nas lojas da cidade. O carrossel estará a funcionar todos os dias das 10.00 horas às 13.00 horas e das 14.30 às 19.30 horas. 

Teatro Infantil na Biblioteca de Cantanhede

O Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal estreia no próximo dia 10 de Dezembro, sexta-feira, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal, a fantasia “Um Natal do Fim do Mundo”.

Trata-se da 14ª  peça levada à cena pelo Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal desde Junho de 2004, no âmbito das actividades desenvolvidas por este grupo teatral.

O segundo espectáculo, dirigido ao público em geral, está agendado para o dia 12 de Dezembro, domingo, pelas 16.00 horas. A juntar a estas duas apresentações realizar-se-ão mais três espectáculos para as Escolas Básicas do Concelho. No dia 13, às 14h00 horas, os alunos das Escolas Básicas da Gesteira, da Taboeira, da Sanguinheira e da Fervença terão oportunidade de assistir à representação, seguidos dos da EB1 de Cantanhede Sul, no dia 14, pelas 10h30 horas, e dos da EB1 de Cantanhede, no dia 15 de Junho, às 14h15. 

Concertos de Natal

No âmbito dos espectáculos do Programa de Animação de Natal que o Município de Cantanhede promove, com a colaboração de diversas entidades, estão agendadas várias actuações musicais em vários pontos do Concelho.

O Quarteto de Cordas de Cantanhede actua na Igreja Paroquial de Ourentã no dia 7 de Dezembro, pelas 21.30 horas, para realizar um concerto que incidirá  em transcrições, adaptações e arranjos de canções tradicionais de Natal. O espectáculo é promovido pela edilidade, com o apoio da Paróquia de Ourentã e da junta de Freguesia de Ourentã. Este agrupamento musical volta a actuar no dia 18 de Dezembro, pelas 21.30 horas, desta vez na Igreja Paroquial de Murtede, com o apoio da Paróquia de Murtede e da Junta de Freguesia de Murtede.

No dia seguinte, 8 de Dezembro, às 19.00 horas, a Escola Municipal de Música António de Lima Fragoso actua em concerto no Salão da Junta de Freguesia de Murtede, para apresentar temas alusivos à época que se atravessa. A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Murtede com o apoio do Município de Cantanhede.

No dia 12 de Dezembro, domingo, o Grupo de Câmara Canticus Camerae irá actuar na Igreja Paroquial de Sepins numa organização do Município e INATEL, em parceria com a Junta de Freguesia de Sepins e com o apoio da Paróquia de Sepins.

No mesmo dia, pelas 17.30 horas, o Grupo de Saxofones da Filarmónica de Covões Saxofobia faz a sua apresentação pública no auditório da Filarmónica de Covões. O concerto é promovido pela Filarmónica de Covões com o apoio do Município de Cantanhede.

No dia 18 de Dezembro, sábado, às 21.30 horas, a Escola Municipal de Música António de Lima Fragoso e o Cantemus – Coro Juvenil do Município de Cantanhede sobem ao palco do auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro para realizar a sua tradicional audição de Natal.

No dia seguinte, 19 de Dezembro, pelas 18.00 horas, o Salão da Igreja Paroquial do Corticeiro recebe a actuação do Grupo Vocal Ançãble numa organização do Município de Cantanhede em parceria com a Junta de Freguesia do Corticeiro e com o apoio da Paróquia do Corticeiro.

De referir ainda que, a 6 de Janeiro, pelas 21.30 horas, na Igreja Matriz de Cantanhede, irá decorrer o Concerto de Ano Novo com a actuação da Orquestra Clássica do Centro, numa organização do Município de Cantanhede com o apoio Paróquia de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Cantanhede. 

Festa de Natal dos Idosos

Promovida pela Câmara Municipal, a Festa de Natal dos Idosos do Concelho de Cantanhede irá  realizar-se no Pavilhão Marialvas, em 21 de Dezembro, a partir das 14.00 horas, com um programa que inclui a celebração de uma Missa de Natal e um Lanche Natalício.

A coordenação do evento está a cargo da Divisão de Educação e Acção Social, com o apoio das Técnicas e Auxiliares das Instituições Particulares de Solidariedade Social. A iniciativa tem por objectivo reunir os idosos das IPSS’s para celebrar a Quadra Natalícia, proporcionando a todos os participantes a oportunidade de usufruírem de experiências de carácter recreativo em ambiente de convívio e confraternização festiva. 

Convívio de Natal – Serviços Sociais

No próximo dia 11 de Dezembro, sábado, irá realizar-se pelas 12.30 horas no Salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede o Convívio de Natal dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Cantanhede. Esta iniciativa encontra-se aberta a todos os associados, funcionários da Câmara e da Inova e demais colaboradores e inclui um almoço composto por alguns produtos tradicionais da época que se atravessa e é seguido da actuação da Tuna dos Serviços Sociais, com um reportório alusivo ao Natal seguida de um espectáculo de animação infantil e entrega de presentes. O objectivo principal desta iniciativa é promover a confraternização e o convívio entre os trabalhadores destas entidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *