Cultura, Évora

Música e Teatro no Natal Clássico 2010 – Évora

A Câmara Municipal de Évora promove este ano mais uma edição do Natal Clássico, cujo programa inclui 15 espectáculos de música e teatro, que terão lugar entre os dias 4 e 20 de Dezembro. Esta é uma iniciativa que conta com a colaboração de diversas entidades do concelho, que todos os anos apresentam ao público eborense espectáculos inspirados na quadra natalícia.
 
O programa do Natal Clássico inicia-se no dia 4 de Dezembro, pelas 10 horas, com a apresentação do espectáculo “Faz de conta que é Natal” do Pim-Teatro pelo centro histórico, seguindo-se, às 11 horas, a actuação da Banda Filarmónica “24 de Junho” de S. Miguel de Machede.
 
No dia 8 de Dezembro, pelas 11 horas, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede traz de novo a música ao centro histórico da cidade e pelas 17 horas o cante tradicional alentejano do grupo “Os Almocreves” vai-se ouvir na Igreja de S. Vicente.
 
A música regressa às ruas do centro histórico no dia 11 de Dezembro, com a actuação da Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense pelas 11 horas, e às 17 horas, na Igreja de Sto. Antão, terá lugar o tradicional Cante ao Menino com a participação dos seguintes grupos: Grupo Adufeiras de Monsanto, Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense, Grupo Coral e Etnográfico “Cantares de Évora”. A terminar o dia, a Igreja do Convento dos Remédios recebe pelas 18 horas a actuação do Coro Polifónico “Eborae Mvsica”.
 
No dia 12 de Dezembro realiza-se na Igreja de S. Francisco, pelas 16 horas, um concerto de música Italiana de cravo e órgão, por Rafael Reis e Patrícia Giliberti. No dia 16 de Dezembro, pelas 18 horas, tem lugar na Igreja de S. Vicente a actuação do Coral ARPIE.
 
A Igreja dos Lóios, junto ao Templo Romano, recebe no dia 17 de Dezembro, pelas 21:30, As Vozes do Imaginário – canto de polifonias femininas, com direcção de Gil Nave.
 
O Pim-Teatro regressa ao centro histórico com a peça “Faz de conta que é Natal” no dia 18 de Dezembro, pelas 10 horas e, no mesmo dia, pelas 12 horas, o grupo de Teatro de Marionetas “Era Uma Vez” apresenta um espectáculo na Rua João de Deus. Pelas 21 horas, será a vez do Grupo Vocal Trítono actuar na Igreja de S. Francisco, junto à Praça 1º de Maio.
 
No dia 19 de Dezembro a Igreja de Santo Antão acolhe, às 17 horas, uma actuação do Coral Évora, dirigido pelo Maestro Octávio Martins, e a Catedral da Sé de Évora recebe um Concerto de Natal –  Oratória Le Roi David (Salmo Sinfónico), A. Honegger – às 18 horas, com a participação da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, dos Coros da Escola Superior de Música de Lisboa, do Coro do Instituto Piaget e dos solistas Ana Paula Russo (soprano), Joana Nascimento (contralto) e João Cipriano Martins (tenor), conduzidos pelo Maestro Paulo Lourenço.
 
O programa do Natal Clássico 2010 termina no dia 20 de Dezembro com o Concerto de Natal da Banda da Associação Filarmónica “Liberalitas Julia”, no Palácio de D. Manuel, com início às 21 horas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *