Póvoa de Varzim, Sociedade

Feliz Natal, Póvoa de Varzim

Chega o Natal e ficamos tão contentes!
Nesta data especial, vamos ver o que temos como presentes!
Temos um cabaz recheado de música, exposições, conferências, actividades desportivas, teatro e gastronomia, organizado pela Câmara Municipal, em parceria com instituições locais.
O ambiente natalício ficou moldado a 27 de Novembro, com os enfeites luminosos pelas ruas da cidade e com a abertura da Casa do Pai Natal, no Largo Dr. David Alves, em conjunto com a Associação de Comércio ao Ar Livre. Ao colorido das luzes vai juntando-se, por aqui e por ali, os enfeites das actividades.
Ontem, dia 2, teve início o Natal na Biblioteca que, ao mesmo tempo que pisca o olho a novos leitores, oferece edições municipais, histórias de Natal, oficinas, mostras bibliográficas e cânticos de Natal, um programa que se prolonga até 8 de Janeiro de 2011.
A partir de hoje, dia 3, e até Domingo, o Arquivo e o Museu municipais promovem o Bazar de Natal, uma oportunidade para encontrar o presente que lhe faz falta. Aliada a esta venda de Natal, o Museu, apresenta no Domingo, a partir das 14h30, um conjunto de atractivos para os visitantes, com os Contos Tradicionais Poveiros, e as Cantigas ao Menino em teatro de Marionetas. Aliás, este programa de variedades e marionetas do Museu, dirigido aos mais pequenos, decorre até ao início do ano, bastando que as escolas e os infantários façam antecipadamente a sua inscrição.
Amanhã, 4, há, Partida, Lagarta, Fugida, peça de teatro infantil organizada pelo Varazim Teatro no Auditório Municipal.
Também neste dia, mas no Diana, às 18h00, poderá assistir à apresentação pública do documentário de Elsa Sertório, A Outra Guerra, que, a bordo no navio Creoula, retrata a pesca do Bacalhau, nos anos 60 e 70, e nos confronta com o dilema de vida e a escolha entre a guerra colonial e participação na frota nacional de pesca.
No Domingo, 5, duas propostas no Diana. A primeira, promovida pelo Pelouro de Acção Social, no âmbito do Dia Internacional do Voluntariado, tem início às 10h30 e pretende estabelecer um Cordão Voluntário – Um Gesto Solidário na Póvoa de Varzim, com o objectivo de recolher o maior número de bens essenciais para entregar (por sorteio) a uma Instituição Particular de Solidariedade Social; e a segunda, o Concerto da Banda Musical, às 17h00, com um repertório de melodias alusivas à quadra.
No dia seguinte, 6, segunda-feira, durante o dia, a Biblioteca desafia as crianças a enfeitarem um Pai Natal, em tamanho natural, com materiais recicláveis, e na terça-feira, 7, às 10h30, a proposta é para decorar uma árvore com Duendes Divertidos.
É por esta altura que se realiza a homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Póvoa de Varzim. As celebrações têm início na terça-feira, 7, e prolongam-se até domingo, 12, com diversas manifestações, com epicentro na Fortaleza.
Se é dado a actividades manuais, propomos a Oficina de Origami de Natal, dia 7, às 21h30, no Arquivo Municipal. Requer inscrição prévia!
Porque a época é propícia a ambientes musicais, a Escola de Música sai à rua para salientar o brilho das luzes de Natal. No dia 7, as actuações estão previstas para a Rua da Junqueira, às 11h00, e Lg. David Alves, às 16h00, com interpretação da Classe de Conjunto. No dia 8, quarta-feira, as actuações estão marcadas para as 10h45, na Praça do Almada, e às 12h00, no Largo Dr. David Alves, mas desta vez com a interpretação da Classe de Conjunto Infantil e da Orquestra de Sopros.
Ainda na música, referimos As Escolas Cantam o Natal, no dia 9, às 21h30, no Diana, com a participação dos grupos corais dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, e os Concertos de Natal, nos dias 12, 17, 18 e 19, respectivamente na Igreja Românica de S. Pedro de Rates, na Igreja da Balasar, na Igreja Matriz e na Igreja da Lapa, sempre interpretados pelos alunos e professores da Escola da Música.
No dia 10, começa o Encontro pela Paz, com inauguração da exposição “Trago comigo um sentimento de Paz”, com os trabalhos dos alunos do concelho. Aliás, este encontro, que se estende até 15 de Janeiro de 2011, integra uma série de outras iniciativas, destacando-se aqui, no dia 19, às 15h00, no Pavilhão Municipal, a Cerimónia Encontro pela Paz, com diferentes momentos, como a Marcha da Paz e a deposição de uma flor na Taça da Paz.
No âmbito desportivo, há torneios especiais por esta altura, o Torneio de Natal, em Ténis de Mesa, dia 12, às 9h00, no Pavilhão Municipal, e o Raid BTT de Natal, no dia 18, às 9h30, no Estádio Municipal, organizado com o Centro Desportivo e Cultural de Navais.
Porque estamos no Natal, celebração do nascimento e da vida, destaque para a sessão de apresentação pública da nova associação desportiva, o Centro de Karaté Aguçadourense, a realizar no dia 11, às 21h30, na Escola da Barranha, com jantar de Natal. No dia 21, às 9h00, no Pavilhão Municipal, é a vez do convívio de Natal do Projecto Vida Activa com Desporto.
Como é habitual, a Casa da Juventude prepara um conjunto de actividades para o seu público, workshops e torneios, designado Férias de Natal. Começa a 21 e termina no dia 30, dentro do horário de funcionamento daquele espaço.
Praticamente no fim, referimos esse importante movimento de solidariedade promovido pela Beneficente, a Recolha de Alimentos, que se propõe até dia 22, com a ajuda de todos os poveiros, a preparar um cabaz de alimentos para 70 famílias. Para além disso, no dia 24, realiza a habitual Ceia de Natal da Beneficente. Não deixe de participar com o seu contributo!
Já em 2011, depois de dar as boas-vindas ao Novo Ano, no dia 7 de Janeiro, pelas ruas da cidade, Vamos Cantar as Janeiras com diferentes grupos corais e associações do concelho.
Sobre estas e outras actividades marcadas para este período, sugerimos que consultem o Portal Municipal ou a Agenda para mais informações. Entretanto, desejamos Feliz Natal e Bom Ano Novo, Póvoa de Varzim!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *