Lamego, Sociedade

Protecção Civil de Lamego reforça meios contra a neve

O forte nevão que se abateu dia 29 de Novembro, sobre o concelho de Lamego provocou diversos constrangimentos na circulação rodoviária e o encerramento, por precaução, das escolas durante o período da tarde. Com o objectivo de reduzir novas complicações causadas pela queda de neve durante este Inverno, a Protecção Civil Municipal recomenda que os automobilistas circulem com a máxima precaução, e apenas em caso de absoluta necessidade, e passem a dispor de correntes de neve nas suas viaturas.

     A Câmara Municipal de Lamego reforçou recentemente os meios e equipamentos municipais de remoção de neve com a aquisição de uma pá limpa-neves hidráulica, um espalhador de sal e o armazenamento de 30 toneladas de sal. A aposta no reforço dos meios mecânicos é acompanhada pela formação do seu pessoal para responder com maior eficácia a este tipo de situações.

     A Protecção Civil Municipal apela ainda a todos os munícipes que participem voluntariamente, em colaboração com as autoridades, nas operações de limpeza da via pública, uma vez que os meios logísticos de socorro disponíveis são limitados para acudir a todas as situações em simultâneo.

     É possível que durante a actual estação de Inverno, o concelho de Lamego volte a ser afectado por novos nevões. Estes estão normalmente associados a outros fenómenos meteorológicos, como ventos fortes, frio intenso ou formação de gelo. Por esta razão, a Protecção Civil aconselha que, durante um nevão, as pessoas mantenham-se atentas aos noticiários da meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pela comunicação social. Devem ainda procurar manter-se em casa ou em locais quentes e proteger-se do frio, usando várias camadas de roupa. Se tiverem de sair de casa devem evitar caminhar em zonas com gelo para afastar o risco de quedas que podem produzir graves lesões.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *