Oliveira de Azeméis, Sociedade

Oliveira de Azeméis promove projecto transnacional com a Turquia

Uma delegação de 12 elementos da província turca de kahramanmaras chega a 13 de Dezembro a Oliveira de Azeméis para, no âmbito do projecto «Comenius Regio», reflectir sobre os vários tipos de dependências e a forma de as combater através da promoção de estilos de saúde saudáveis.
A visita insere-se no projecto de cooperação transnacional «Gerações Saudáveis», a desenvolver até Julho de 2012, congregando, além da Direcção Regional de Educação de kahramanmaras, a Câmara de Oliveira de Azeméis, a escola EB 2,3 Bento Carqueja e o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC).
Durante os três dias de permanência da delegação turca no concelho os participantes vão trocar experiências, conhecer as culturas dos dois municípios e reflectir sobre as principais dependências, ficando a conhecer as realidades de cada país nesta matéria.
O município de Oliveira de Azeméis vai efectuar um inquérito junto dos alunos das escolas do concelho destinado a conhecer os seus hábitos e estilos de vida.
«O questionário, já aprovado pelo Ministério da Educação, permitirá conhecer a realidade local», afirmou o vereador da educação, Isidro Figueiredo, na apresentação do projecto de cooperação com a Turquia.
«Pela filosofia do projecto decidimos aderir a ele encontrando os parceiros ideais para concretizá-lo, a EB 2,3 Bento Carqueja e o Núcleo de Atletismo de Cucujães», disse.
O presidente da autarquia considera o projecto importante pela partilha de experiências. «É importante trabalhar para evitar as dependências prevenindo, formando e informando mas só através da partilha podemos adquirir conhecimento e colocá-lo ao serviço da formação de gerações saudáveis», afirmou Hermínio Loureiro.
Sobre os parceiros, o autarca evidenciou as «provas dadas» do NAC ao nível do desporto e da organização de campos de trabalho internacional, e a dinâmica da EB 2,3 Bento Carqueja que, desde sempre, tem surpreendido a comunidade de «forma positiva».
Para Mário Rui, presidente do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja, a grande vantagem do intercâmbio situa-se ao nível da troca de experiências culturais e do contacto humano.
O representante do Núcleo de Atletismo de Cucujães, Fernando Pinho, «espera que o projecto sirva para transmitir as vantagens de se adoptar vidas saudáveis, trazendo benefícios para a sociedade».
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis coordena em Portugal o programa de actividades, que engloba além do fórum de reflexão e das várias reuniões de trabalho, um conjunto de visitas ao concelho e à Área Metropolitana do Porto.
No próximo ano – em data ainda a definir – será a vez de uma delegação de Oliveira de Azeméis visitar kahramanmaras, província situada no sul da Turquia.
O projecto de cooperação transnacional «Gerações Saudáveis» é uma acção financiada pela Comissão Europeia, envolvendo, do lado turco, duas escolas e a Direcção Regional de Saúde.
As parcerias «Comenius Regio» dinamizam a cooperação regional na educação escolar e promovem o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões e municípios na Europa.
No âmbito da sua estratégia promove a colaboração entre instituições, actividades preventivas, workshops, seminários, conferências e inquéritos, além da partilha de materiais e divulgação de informação junto de escolas, famílias, comunidade e organizações não governamentais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *