Desporto, Nazaré

Garrett McNamara termina missão na Nazaré

Depois de um mês, quatro grandes ondulações e várias investidas de sucesso às ondas da Nazaré, o surfista havaiano Garrett McNamara, de 43 anos, regressou ontem a casa, no North Shore da ilha de Oahu, no Hawaii, com a sensação de missão cumprida.
O objectivo principal de Garrett na Nazaré era explorar as suas ondas – com particular atenção para as da Praia do Norte, que recebem directamente os efeitos do fenómeno geomorfológico submarino conhecido como “Canhão da Nazaré” – e perceber se teriam potencial para a realização de um evento de ondas gigantes.
Ao longo de mês de Novembro, Garrett Mcnamara presenciou quatro grandes ondulações e por duas vezes as condições para a prática de Tow In Surf – surf rebocado por Jetskis – foram ideais, permitindo verificar todo o potencial destas ondas que, assegura, “são muito provavelmente as maiores do mundo neste tipo de fundo – areia!”
O havaiano, que é um dos “waterman” mais conceituados do mundo, com diversos prémios internacionais e campeonatos conquistados, contou com a presença de José Gregório como parceiro de Tow In Surf (Gregório, ex-tri-campeão nacional de surf, é um dos surfistas de ondas grandes mais conceituados do país e um dos que melhor conhece as ondas da Nazaré, onde nasceu), mas ainda teve a oportunidade de apanhar ondas com Tiago “Saca” Pires (o nosso surfista mais internacional e único integrante português na elite competitiva mundial), Ruben Gonzalez (ex-tetra-campeão nacional e outro dos surfistas que habitualmente está atento às maiores ondulações que atingem a costa portuguesa) e até com a dupla irlandesa/inglesa composta por Alistair Mennie e Andrew Cotton, que fizeram uma incursão-relâmpago à Nazaré, para experimentarem a força das ondas na Praia do Norte.
Garrett surfou várias outras ondas na zona da Nazaré, a maior parte das quais utilizando o seu Stand Up Paddle, mostrando toda a técnica necessária para usufruir de uma vertente do surf muito completa mas ainda muito recente e partilhando boas ondas com a forte comunidade bodyboarder local, da qual ficou grande amigo e pela qual mostrou um enorme respeito, reconhecendo o seu papel pioneiro nas fortes ondas nazarenas.
Como resultado deste mês de exploração, Garret McNamara voltou ao Hawaii não só muito bem impressionado, mas ainda com objectivos muito bem definidos para uma colaboração estreita com a Câmara Municipal de Nazaré ao longo dos próximos anos.
Jorge Barroso, presidente da Câmara Municipal da Nazaré e Garrett McNamara assinaram assim uma declaração de intenções com vista à concretização de projectos que promovam internacionalmente a Nazaré como ponto de referência no desporto de ondas grandes, bem como à realização de um evento de ondas grandes em 2012.
 
Ambos se comprometeram a colaborar activamente para a concretização dos projectos de criação de um Centro de Educação Ambiental para o Mar, de um Centro de Resgate e Salvamento Marítimo, de um Museu de Ondas Grandes e de uma Academia de Tow-In.
 
Jorge Barroso considera que “as ondas da Praia do Norte são únicas” e que, por isso, a Nazaré deve “aproveitar a singularidade do seu mar”, que cria ondas gigantes devido ao “Canhão da Nazaré”. “Em 2012 vamos concretizar um evento inovador em toda a Europa. Contamos com Garrett McNamara e contamos com esta declaração de intenções”, afirmou Jorge Barroso, mostrando “vontade de afirmação da Nazaré como destino de excelência ao nível dos desportos de ondas grandes”.
 
Para o “extreme waterman”, as ondas da Praia do Norte são algumas das maiores que já viu. “Depois de ter estado cá este mês, de aprender a cultura e de ter trabalhado com esta equipa exemplar, estou cem por cento certo que em 2012 podemos ter um evento de ondas grandes de qualidade mundial, projectando a Nazaré internacionalmente”, referiu McNamara, sublinhando que “a ideia não é atrair só surfistas ou amantes dos desportos aquáticos, mas toda a gente.”
 
José Gregório, que colaborou com Garrett McNamara nesta exploração das ondas da Praia do Norte, também esteve presente na cerimónia e felicitou a iniciativa. “Esta foi uma das alturas em que o surf foi mais falado na comunicação social,” comentou.
 
Para terminar a sua estadia em beleza, Garrett esteve ainda presente na segunda edição dos Portugal Surf Awards, a Gala do Surf Nacional, à qual se juntou este ano a revista Surf Portugal, que atribuiu os seus prémios anuais na mesma cerimónia, no passado fim-de-semana, também na Nazaré.
Após a entrega de alguns prémios e de inúmeras conversas animadas com os melhores surfistas portugueses, curiosos por saberem as suas impressões sobre as ondas nacionais, McNamara foi surpreendido com o prémio “Personalidade Internacional do ano”, a si atribuído pela revista de surf mais antiga do país, que assim homenageou o empenho do havaiano na exploração das ondas da Nazaré.
“Este prémio foi uma surpresa enorme, mas sinto-me muito honrado por recebê-lo,” comentou Garrett, emocionado. “O reconhecimento do nosso trabalho sabe sempre bem, mas a forma como a comunidade do surf português me recebeu foi inigualável. Levo-vos no meu coração e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para promover a nível internacional as ondas da Nazaré e a vossa hospitalidade ímpar. Vou voltar o mais brevemente possível. Bem hajam,” concluiu o havaiano, sob uma chuva de aplausos.
McNamara regressou então ao Hawaii, onde hoje participa na cerimónia de abertura do campeonato de ondas grandes mais prestigiado do mundo, o Quiksilver in memory of Eddie Aikau, que se realiza em Waimea Bay, ilha de Oahu, onde reside, e para o qual foi um dos 28 surfistas convidados. Boa sorte G-Mac!
Este projecto foi organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica E.E.M., e contou com os apoios do QREN, +Centro, Feder, Turismo de Portugal – Oeste, Liberty Seguros, Lightning Bolt, GoPro – D’Maker, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Peter Grimm, Noll, Instituto Hidrográfico Português, Spal, Tonic Gym, Surftotal, Surf Portugal, Antena 3, Surfer Rule e Surfspots-gps.com.
Para saber mais sobre o The North Canyon Show by Garrett McNamara, pode consultar também o blog oficial do evento em nazarenorthcanyon.blogspot.com.
Créditos das fotos para: POLVO/Jorge Leal e Wilson Ribeiro

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *