Sociedade, Trofa

Câmara da Trofa e APPACDM assinalam Dia Internacional da Pessoa com Deficiência a 3 de Dezembro

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Trofa (APPACDM) e a Câmara Municipal da Trofa estão a preparar uma série de iniciativas para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que vai decorrer a 3 de Dezembro, prolongando-se pelos dias 6, 7 e 10 do mesmo mês.
 
Sob o mote “Crescer na diferença, progredir para a igualdade” a APPACDM e a Autarquia Trofense pretendem sensibilizar toda a população, de forma a criar condições para que cada pessoa com deficiência (ou em situação de exclusão), possa atingir a sua plenitude como ser humano e social, potenciando a sua individualidade e consolidando a sua participação efectiva na sociedade.
 
Desta forma, no dia 3 de Dezembro, vão ser distribuídos, a partir das 08h30, 1200 autocolantes pelos alunos das escolas do Concelho da Trofa, para que os mais novos também façam parte desta campanha e participem na sua divulgação.
 
Nesse mesmo dia, inicia às 10h00 na APPACDM da Trofa, a Cerimónia de abertura das comemorações. Pelas 10h15 iniciam os Ateliês de expressão plástica, parando apenas para um lanche convívio.
 
Após a pausa para o almoço as actividades reiniciam às 15h00 com uma visita guiada por trabalhadores em processo de inserção às instalações da empresa “Pró-Ambiente”. Às 16h00, decorre o lanche “Unir os amigos na diferença”, confeccionado e servido pelos utentes da APPACDM da Trofa.
 
Às 20h45 realiza-se a Palestra “A Arte na Diferença”, intercalada por pequenas apresentações de teatro, dança, música e poesia. À mesma hora estará disponível a Exposição de trabalhos de expressão plástica, realizada por utentes da APPACDM da Trofa.
 
No dia 6 de Dezembro a Escola Secundária da Trofa recebe a Palestra “História de Vida”, protagonizada por um atleta de desporto adaptado, às 10h00. Meia hora depois, por volta das 10h30, decorre a distribuição de panfletos alusivos à sensibilização dos alunos e às 10h40 inicia o jogo convívio de Futsal entre alunos da APPACDM e da Escola acolhedora.
 
As actividades do dia 7 de Dezembro decorrem na Escola EB 2/3 Napoleão Sousa Marques, com a Palestra “História de Vida”, apresentada por um atleta de desporto adaptado. A distribuição dos panfletos inicia às 10h30, precedendo o jogo convívio entre alunos da APPACDM e os da EB 2/3 que os recebe.
 
Regendo-se por uma política de inclusão e participação, a Câmara Municipal da Trofa e a APPACDM aproveitam estes dias para sensibilizar e alertar a população para que todos possam conhecer a realidade das pessoas com deficiência mental e percebam que é necessário ajudá-las e auxiliá-las para que se incluam e participem na comunidade.
 
Programa:
 
3 de Dezembro de 2010 (Sexta-feira) – APPACDM da Trofa
08h30 | Distribuição de autocolantes e panfletos de sensibilização em várias zonas do Concelho (Rotunda do Catulo, Rotunda do Bombeiro, Semáforos da Carriça, Semáforos S. Romão do Coronado junto à Escola EB 2/3 e Estação da CP da Trofa)
10h00 | Cerimónia de abertura das Comemorações do Dia Internacional da pessoa com Deficiência
10h15 | Ateliês de Expressão plástica
11h00 | Lanche Convívio
11h10 | Continuação dos Ateliês
12h00 | Fim dos Ateliês
15h00 | Visita guiada por trabalhadores em processo de inserção às instalações da empresa de inserção “Pró-Ambiente”
16h00 | Lanche “Unir os amigos na diferença”, confeccionado e servido pelos utentes da APPACDM da Trofa
20h45 | Palestra “A Arte na Diferença”, intercalada por pequenas apresentações de teatro, música, dança e poesia, realizadas por pessoas com deficiência
20h45 | Exposição de trabalhos de expressão plástica, realizada por utentes da APPACDM da Trofa
 
6 de Dezembro de 2010 (Segunda-feira) – Escola Secundária da Trofa
10h00 | História de Vida (palestra por um atleta de desporto adaptado)
10h30 | distribuição de panfletos alusivos à sensibilização dos alunos
10h40 | Jogo convívio de futsal entre alunos da APPACDM da Trofa e da Escola acolhedora
 
7 de Dezembro de 2010 (Terça-feira) – Escola EB 2/3
10h00 | História de Vida (palestra por um atleta de desporto adaptado)
10h30 | distribuição de panfletos alusivos à sensibilização dos alunos
10h40 | Jogo convívio de futsal entre alunos da APPACDM da Trofa e da Escola acolhedora

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *