Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa celebra Imaculada Conceição

Nos dias 7, 8 e 12 de Dezembro celebram-se, na Póvoa de Varzim, as Tradicionais Festas da Imaculada Conceição.
Santa Padroeira dos poveiros, Nossa Senhora da Conceição dá também nome à Fortaleza onde decorrem as festividades em Sua honra.
Assim, no dia 7, às 21h00, sai da Capela do Castelo a Procissão de Velas, que será acompanhada a cânticos pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa. A Procissão percorre a Rua Tenente Veiga Leal, a Rua Dr. António da Silveira, a Rua 31 de Janeiro, a Rua Coronel Oudinott, a Rua dos Ferreiros, a Rua Costa Novo, o Largo Elísio da Nova, a Rua Tenente Valadim e termina no Largo do Castelo, com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
No dia 8, Dia da Imaculada Conceição, tem lugar, às 11h00, na Capela do Castelo, a Missa Solenizada, com cânticos pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa, e sermão. Às 15h00 o Largo do Castelo recebe o Grande Arraial, com actuações do Rancho Tricanas do Cidral e do Rancho Tricanas da Lapa. É também durante o arraial que se dá a tradicional subida ao pau encebado, com surpresas, e também a queima dos bonecos de fogo preso e de fogo de jardim, que culminam dando forma à imagem do bouquet da Imaculada.
As Festas da Imaculada Conceição terminam a 12 de Dezembro, com o Beija-mão a Nossa Senhora, às 11h00 e encerramento às 16h00. Entretanto, começou ontem, 29 de Novembro, a Novena Preparatória que se estende até 7 de Dezembro. Esta tem lugar na Capela do Castelo, às 15h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *