Montijo, Sociedade

Inauguração do Parque Urbano das Piscinas – Montijo

No próximo Sábado, dia 4 de Dezembro, terá lugar a inauguração do novo Parque Urbano das Piscinas, pelas 15h30, junto às Piscinas Municipais de Montijo. O novo espaço de lazer tem vários equipamentos desportivos e uma ampla zona verde. Uma obra adjudicada pelo valor de 1.022.757,72 euros.  

O Parque, com 3,2 hectares, contempla um mini golf, um polidesportivo, campos de ténis, parque infantil e um ringue de patinagem. O Parque situa-se numa zona anteriormente, utilizada apenas como trajeto por estudantes ou munícipes.  

Este é, também, o primeiro projeto na cidade a empregar um sistema inovador de captação de água, utilizando um aquífero superficial, ou seja água imprópria para consumo humano (com demasiados fertilizantes), mas benéfica para as plantas e ideal para rega.  

O sistema tem também ganhos do ponto de vista energético, uma vez que o processo permite bombear águas mais superficiais, com benefícios no consumo de energia. 

A Câmara Municipal de Montijo está a ponderar utilizar este inovador sistema de rega a outros espaços verdes públicos, como o parque municipal, o corredor verde da Mundet e o jardim do parque do Saldanha, traduzindo-se na poupança de muitos m3 de água do aquífero para consumo urbano. 

O executivo pretendeu com a criação deste parque criar um novo espaço de lazer e recreio, agradável e funcional, que proporcione mais qualidade de vida aos seus utilizadores.  
 
 
 
 

*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *