Mangualde, Sociedade

Workshops vários em Mangualde

No primeiro trimestre de 2011, Mangualde acolhe a segunda fase do projecto “Empoderar para Participar”, desenvolvido pela ACCIG em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde. Esta fase conta com a realização de três de workshops nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, na Escola Secundária Felismina Alcântara, das 17h30 às 20h30. A participação é gratuita e sujeita a inscrição através do Serviço de Acção Social da Câmara Municipal de Mangualde. Serão atribuídos certificados de participação.
 
Workshop “Avançando e Fazendo Avançar” | 11 de Janeiro
Assim, no dia 11 de Janeiro inicia o workshop “Avançando e Fazendo Avançar” com o objectivo de fazer reflectir sobre a identidade, as convicções, os valores, os preconceitos e as expectativas de cada um. Mediado por Ruth Calvão (ACCIG) e sob o mote “A Nossa Casa” este workshop pretende mostrar em que ponto nos encontramos actualmente e o que precisamos de trabalhar do ponto de vista do Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal. Destinado, em especial, à comunidade educativa, às associações e clubes da juventude pode ser frequentado por todos os interessados mediante o número máximo de 10 participantes e realiza-se todas as terças-feiras de Janeiro a Março de 2011.
 
Workshop “Mapas Sensoriais. Os 5 sentidos” | 12 de Janeiro Este workshop terá início no dia 12 de Janeiro e realizar-se-á todas as quartas-feiras dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2011. Do nariz aos gestos e movimentos do corpo, passando pelas sonoridades e gustações, este workshop permite trabalhar o que fica na memória dos nossos sentidos. Mediado por Ruth Calvão (ACCIG) tem como objectivo conduzir os participantes nas várias formas de explorar, experimentar e consciencializar os mapas sensoriais que traçamos e percorremos no dia-a-dia. Esta iniciativa, limitada ao número máximo de 10 participantes, tem como principais destinatários a comunidade educativa, associações, clubes da juventude, profissionais da área da saúde e todos os que queiram trabalhar os sentidos e a consciência do físico.
 
 
Workshop “Como fazer uma Comunicação eficaz de Valores” | 21 de JaneiroO último workshop realiza-se no dia 21 de Janeiro e incide sobre a temática “Como fazer uma Comunicação eficaz de Valores”. Cristina Vaz de Almeida (Consultora de Comunicação) aborda questões como o que é a comunicação, qual a relação entre os valores e a comunicação, como comunicar eficazmente, qual o perfil de um bom comunicador e como se comunica internamente e externamente de forma eficaz. O workshop conta com a mediação de Rosabela Afonso e Eugénia Passada (ACCIG) e tem como principais destinatários professores, profissionais que lidam com o público, jornalistas e todas as pessoas interessadas na temática. Com um limite máximo de 20 participantes serão abordadas questões da Comunicação Verbal e Não Verbal e técnicas directivas e não directivas aplicadas a exercícios práticos.
 
 
De sublinhar que a 1ª fase deste projecto, “Empoderar para Participar”, realizou-se nos dias 22, 23, 25 e 26 de Novembro. “Como fazer uma eficaz comunicação de valores” por Cristina Vaz de Almeida (Gestora de Comunicação), “Riscos – Combater e Prevenir” por Vanda Nascimento (Escritora e Cronista), “Dimensões e Padrões Comportamentais” por  Cristina Vaz de Almeida (Gestora de Comunicação) e “A violência no universo escolar” pelo Psiquiatra João Redondo e mediada por Cláudia Múrias, mestre em Psicologia foram os seminários realizados nesta fase de informação intitulada “Dizer não à submissão”. Esta fase tinha como principal objectivo promover a intolerância e a rejeição face a estes fenómenos de violência bem como alertar para a importância da denúncia junto das autoridades competentes.
 
Estas iniciativas decorrem da parceria da Câmara Municipal de Mangualde e da ACCIG e têm em conta as medidas recomendadas pelo Conselho da Europa e o III Plano Nacional Contra a Violência Doméstica 2007/2010.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *