Guimarães, Sociedade

100 árvores para comemoração do Centenário da República – Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães, o Agrupamento de Escolas Gil Vicente e a Junta Freguesia de Urgezes, realizaram no passado Domingo, dia 28 de Novembro, uma iniciativa simbólica de comemoração do Centenário da República, plantando 100 árvores, no Lugar de Penanrique, em Urgezes. 

Com a presença de mais de uma centena de pessoas, entre pais, alunos e professores, foi com imensa alegria que se sensibilizaram consciências e se requalificou mais um espaço em Urgezes. Numa mensagem dirigida a todos os presentes, lida por um aluno daquela Escola, o objectivo “não é só comemorar o Centenário da República, mas também transmitir a importância da floresta e sensibilizar as pessoas para este bem que é de todos”. Num agradecimento à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de Guimarães, a Directora da Escola, Professora Isabel Passos, explicou como surgiu esta ideia e como a abraçaram. 

Esta iniciativa, denominada “Bosques do Centenário”, enquadrou-se nas comemorações nacionais do Centenário da República, pelo que ao longo desta semana, um pouco por todo o País se plantaram bosques com árvores autóctones.  

A realização da iniciativa “Bosques do Centenário” foi alvo de um protocolo entre a Autoridade Florestal Nacional, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a QUERCUS e o movimento Limpar Portugal, ao qual o Município de Guimarães se candidatou para estar integrado e associado ao programa nacional de comemorações, incentivado pela Escola EB 2,3 de Gil Vicente e a Junta Freguesia de Urgezes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *