Sociedade, Viseu

Câmara Municipal de Viseu instala os primeiros postos de carregamento

O Município de Viseu integra a Rede Nacional da Mobilidade Eléctrica – Mobi-e – e integra, também, o projecto E3DL – Eficiência Energética e Ambiental nos Centros Urbanos da Região Dão-Lafões; o primeiro, na sequência da adesão ao Programa nacional; o segundo como resultado de uma candidatura, tempestivamente, apresentada.

Qualquer um dos projectos assenta no objectivo de consecução da melhoria da qualidade ambiental do centro urbano de Viseu, mas também dos vários aglomerados dispersos pelo todo territorial do município.

É também objectivo dos projectos a sensibilização, a motivação e o incentivo do uso das viaturas de propulsão eléctrica, em exclusivo e ou de híbridos.

No caso do Mobi-e, por se encontrar num estádio de desenvolvimento mais avançado, a Câmara Municipal de Viseu informa que se iniciará a instalação dos primeiros cinco postos de carregamento para veículos ligeiros de propulsão eléctrica em vários pontos da cidade.

Os postos de carregamento normal têm acesso duplo, podendo “reabastecer” dois veículos ao mesmo tempo, localizando-se, nesta primeira fase junto à Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, na envolvente dos Jardim das Mães, na Rua Major Leopoldo da Silva, na Rua Alexandre Lobo, na Rua Ponte de Pau (próximo da estação de Viriato – funicular).

Na 2ª  fase de implementação do projecto Mobi-e serão instalados mais 12 postos de carregamento.

O acesso ao “reabastecimento” será alvo de implementação em fase ulterior, mediante definição do Mobi-e.

No âmbito do projecto E3DL  serão instalados postos de carregamento usando uma tecnologia baseada na energia fotovoltaica, distribuídos pelas Freguesias do território municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *