Desporto, Lisboa

Estoril Surf Festival 2010

É já este fim-de-semana que termina o Estoril Surf Festival, com a realização das últimas etapas dos circuitos europeu e nacional de longboard, na praia de S. Pedro do Estoril.
 
Em ambos os circuitos a luta pelo título está ao rubro, com vários atletas candidatos ao lugar. No circuito Europeu, o francês Remy Araúzo (campeão em 2008) lidera a tabela, graças a duas vitórias, nas duas últimas etapas.
 
O bom momento de forma que atravessa pode assegurar-lhe o seu segundo título, mas tem de contar com a concorrência dos seus compatriotas Alexis Deniel e Aurelien Meyneux, bem como com a dos ingleses James Parry e Adam Griffiths, que têm sido muito regulares e ainda podem ultrapassá-lo na pontuação, uma vez que esta é a etapa mais valiosa do circuito, oferecendo ao vencedor 2200 pontos para o ranking.
 
Quem já não pode sagrar-se este ano campeão europeu novamente é Ben Skinner, vencedor da prova do Estoril nos últimos três anos, embora venha a Portugal defender o título da “sua” etapa. O francês Antoine Delpero, vice-campeão mundial de longboard em 2008 e 2010, também marcará presença no Estoril Surf Festival, na sua primeira presença este ano no circuito europeu.
 
Os portugueses João Carvalho e Luís Esteves, respectivamente sétimo e nono classificados no ranking europeu, procuram aqui um lugar no restrito Top 5 final, tentando beneficiar do factor “casa”.
 
Estes dois atletas são também candidatos ao título nacional, que está totalmente em aberto precisamente devido à enorme importância pontual desta etapa, embora o ranking seja liderado pelo ex-campeão nacional de surf open, Bruno “Bubas” Charneca, que é seguido de perto por João Brogueira, Luís Filipe “Lufi” Bento, Manuel “Necas” Mestre e pelo actual campeão nacional em título, João “Furas” Veríssimo.
 
Também na luta estão ainda atletas como os ex-campeões nacionais Miguel Ruivo e Eurico Gonçalves, João Ferreira, Tiago Estanislau ou Manuel Constantino, entre outros.
 
As previsões para o fim-de-semana apontam para uma boa ondulação, sol e vento do quadrante Norte – o mais favorável na linha do Estoril. Razões de peso para não perder o encerramento do Estoril Surf Festival, com a presença de alguns dos melhores longboarders da actualidade.
 
O Estoril Surf Festival é organizado pelo Surfing Clube Portugal e conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, bem como com os apoios da Junta de Freguesia do Estoril, Junta de Freguesia de Carnaxide, Federação Portuguesa de Surf, Federação Europeia de Surf, Desporto Escolar, Lightning Bolt, Colónia Balnear O Século, Deeply, Restaurante – Bar Enseada, Pizzaria Bar Praia de S. Pedro, Casa da Praia, Pizzaria Gordos, Folha Skimboards, Sagres e Culto da Imagem.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *