Cultura, Reguengos de Monsaraz

Pintura, escultura e técnicas mistas de Antonio Ángel em exposição na vila medieval de Monsaraz

Uma exposição de pintura, escultura e técnicas mistas de Antonio Ángel, denominada “O Jardim Murcho”, vai estar patente entre 27 de Novembro e 9 de Janeiro de 2011 na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz pode ser apreciada diariamente entre 10h e as 18h. 

Antonio Ángel estudou na Faculdade de Belas Artes de San Carlos, em Valencia (Espanha), e expõe os seus trabalhos desde 1977. Ao longo da sua carreira participou em mais de três dezenas de exposições colectivas e individuais, tendo recebido vários prémios, com destaque para o Prémio Internacional de Desenho Joan Miró, da Fundação Joan Miró, de Barcelona, em 1986. 

O artista tem apresentado os seus trabalhos principalmente em Espanha, no entanto, localidades portuguesas como Évora (2006), Campo Maior (2000) e Montemor-o-Novo (2004) também já apreciaram as suas peças. Antonio Ángel está ainda presente em colecções como a do Museu Extremenho e Iberoamericano de Arte Contemporânea de Badajoz, na Universidade da Extremadura, no Museu de Cáceres e no Museu de Belas Artes de Badajoz. 

Sobre a obra de Antonio Ángel, o crítico de arte espanhol Miguel Logroño escreveu: “Com quem ou com quê se parece tudo isto? Parece-se com o que é. Retorno à palavra difícil, a um fim empregue: o inatingível. O que não tem tacto, e como se não tivesse matéria, quanta matéria há na pintura deste pintor, camadas e camadas de matéria para alcançar, por fim, a matéria do indeterminado, para que a ultima camada de uma profunda película finíssima, a de cima, valorize a primeira, a que está debaixo de todas, ou a partir desta se potencie a total densidade cromática, ou seja climática, atmosférica, do espaço pintado no qual flutuam os signos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *