Cultura, Mangualde

“Biblioteca Viva” este sábado – Mangualde

Mangualde continua a promover o livro e a leitura no âmbito do 13.º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. No próximo sábado, dia 27 de Novembro, a acção de formação “Biblioteca Viva” decorrerá entre as 9h30 e as 18h00 e terá Jacinta Maciel como dinamizadora. “Biblioteca Viva” que tem como principais objectivos conceber uma política de animação cultural adaptada à biblioteca e aos seus leitores, criar e promover o serviço de animação cultural da biblioteca, estabelecer parcerias no âmbito da animação cultural com entidades congéneres e outras organizações, planear a oferta das actividades adequada à missão e público(s)-alvo da biblioteca, implementar e monitorizar as actividades de dinamização cultural e gerir as situações de crise em eventos, identificando os potenciais problemas. 
“Ler-te ao Perto” é o título do espectáculo que se realiza no dia 14 de Dezembro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Mangualde, concebido pelo PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural. Baseado no conto de Hans Christian Andersen, “O Patinho Feio”, o espectáculo propõe uma brincadeira teatral, um jogo em que os sons, as cores e os aromas são revelados através da palavra. Tendo como principais destinatários as crianças do 2º CEB, “Ler-te ao Perto” pretende promover o livro e a leitura, mas também o respeito pelas diferenças e diversidades como património de uma sociedade plena de cidadania.
 
Tudo começou esta semana, na passada segunda-feira (22 de Novembro), com sessões de leitura e animação, com o professor/animador José Cruchino. À noite, pelas 21h00, realizou-se o espectáculo ODE do grupo GAVETA, cuja entrada foi livre. Contando com o apoio decisivo e imprescindível do extraordinário leque de grandes escritores e poetas que a nossa língua nos oferece, bem como de alguns nomes incontornáveis da literatura estrangeira, o grupo A GAVETA apresentou este espectáculo de promoção da leitura que põe em diálogo e confronto diferentes estilos e formas estéticas de tratar as palavras: pedagogia da beleza; e em que a leitura é apresentada como fonte inesgotável de conhecimento, beleza e prazer.
 
“Ler-te ao Perto”, “ODE” e “Biblioteca Viva” integram o Programa Nacional de Itinerâncias Culturais da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), sendo que os espectáculos dirigidos aos jovens estão em sintonia com o Plano Nacional de Leitura.
 
Todas estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com a DGLB, e têm entrada livre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *