Santo Tirso, Sociedade

6º aniversário do CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso

Decorreu ontem, dia 23 de Novembro, no Pavilhão Desportivo Municipal, a cerimónia do 6º Aniversário do Centro Novas Oportunidades (CNO) da Câmara Municipal de Santo Tirso. Valter Lemos, o Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional marcou presença neste acto público que incluiu a entrega de 374 certificados (247 de nível básico e 127 de nível secundário) a outros tantos formandos adultos. 

“UM CNO QUALIFICADO E ABERTO À COMUNIDADE TIRSENSE”

A cerimónia comemorativa do sexto aniversário do CNO abriu com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes que agradeceu a presença do Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos, “um governante que conhece bem os problemas do nosso concelho e da região do vale do Ave, designadamente o desemprego, pelo que fez questão de estar presente nesta cerimónia”, referiu. Depois, lembrando que “Santo Tirso foi o segundo município do país a promover um Centro Novas Oportunidades próprio” congratulou-se pelo facto do centro “já integrar a rede nacional de 454 centros acreditados pela Agência Nacional para a Qualificação (ANQ)”. Castro Fernandes não deixou de se congratular com “o bom trabalho desenvolvido pelo CNO na certificação de competências e saberes de muitos jovens adultos, nomeadamente de vários atletas do F C Tirsense, mas também de agentes da PSP, de desempregados têxteis e outros munícipes interessados em melhorar as suas qualificações para enfrentar o sempre problemático mercado do trabalho”. E voltou a recordar que o público-alvo do CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso é constituído “por jovens e adultos, maiores de 18 anos, com ou sem actividade profissional, e que não tenham a escolaridade mínima equivalente ao 4º, 6º, 9º ou 12º anos”. Mais adiante, e sempre com o problema do desemprego na mente, Castro Fernandes insistiu na ideia de que a Câmara Municipal de Santo Tirso continua a fazer tudo o que pode para proporcionar uma maior oferta laboral – dando como exemplo o novo Centro de Relacionamento com o Cliente da PT sedeado em Santo Tirso que já emprega cerca de 850 pessoas com o 12º ano de escolaridade e em regime de contrato por tempo indeterminado – mas também a oferta formativa de qualidade aos adultos inscritos no Centro Novas Oportunidades, recordando que “nos últimos três anos têm sido assinados diversos protocolos com entidades formadoras” e que fruto dessas parcerias, “dezenas de adultos têm realizado diversas formações modulares certificadas, nomeadamente em Informática, Inglês, Francês, Legislação Laboral e Primeiros-Socorros.  Dirigindo palavras de incentivo e de esperança num futuro melhor aos quase 400 formandos presentes “e aos quais deu os parabéns pelo certificado obtido, fruto de muito esforço e disponibilidade”, Castro Fernandes não deixou de os felicitar também por terem tido a coragem de se “abrirem a mais conhecimento”, ferramenta que, diz, “ainda é a melhor para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia seja no trabalho, seja em casa, e para facilitar a nossa integração social e económica”. 

“QUALIFICAR-NOS PARA ENRIQUECER O PAÍS”

Por sua vez, Valter Lemos, o Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional começou por dirigir as suas primeiras palavras ao presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso “um amigo e um presidente com quem é fácil colaborar porque é um homem interessado e atento aos problemas do seu concelho”. E, porque vivemos “uma das mais difíceis e exigentes épocas face à crise económica e ao desemprego”, o Governante fez questão de lembrar que o Governo criou as “Novas Oportunidades” para, tal como sugere o nome “dar o direito à oportunidade dos menos qualificados e não para enganar as estatísticas” e que essa ideia só frutificou porque foi possível mobilizar à sua volta autarquias, empresas e professores”. E mostrou-se satisfeito por saber que “actualmente já são mais de 1, 3 milhões, os portugueses inscritos nos CNO´s deste país”. “Felicito todos estes 400 formandos pela sua decisão (estava na hora) mas também pela sua atitude (eu sou capaz)” na medida em que perceberam, rematou, que o que estavam a fazer “era o melhor para si próprios, dando um bom exemplo aos filhos e netos mas também ao país, contribuindo para o tornar mais rico”.  

DADOS ESTATÍSTICOS DO CNO DA CMST

Lembramos que o CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso funciona, há seis anos, nas antigas instalações da Biblioteca Municipal, junto ao Parque D. Maria II, e aceita inscrições de jovens e adultos, com idade superior a 18 anos, interessados em validar e certificar os seus conhecimentos aos níveis do 4º, 6º, 9º e 12º ano de escolaridade. 

Desde a sua criação (2004) já se inscreveram no CNO da CMST 5 439 adultos (73% de nível básico e 27% de nível secundário), tendo sido certificadas 1 824 pessoas.  

Importará  referir ainda que o CNO já realizou, desde 2005, cerca de 30 itinerâncias em juntas de freguesia, empresas, escolas, associação de pais e bombeiros. 

O CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso tem como parceiros operacionais a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso, o Centro de Formação Sebastião da Gama, a Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento e a Escola Secundária Tomaz Pelayo. 

Como parceiros institucionais o CNO tem a Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso (ASAS), a Cruz Vermelha e a Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso. 

O CNO da CMST celebrou, no dia 16 de Outubro de 2007, um Protocolo de Certificação com a Escola Secundária Tomaz Pelayo, mantendo funcionais protocolos com várias entidades formativas, nomeadamente a ACIST, a CH Consulting, a Conforturis, a Euveo, a Formaconde, a Organik e o Planeta Informático. 

Por último, lembramos que o CNO tem vindo a encaminhar, com sucesso, os formandos desempregados para o curso de informática da Microsoft, entidade que, com a Câmara Municipal de Santo Tirso e o Citeve, se propõe dar formação na área de Tecnologia, Inovação e Iniciativa aos seus formandos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *