Cultura, Póvoa de Lanhoso

“Fantoches que contam histórias com a história” – Póvoa de Lanhoso

“FANTOCHES QUE CONTAM HISTÓRIAS COM A HISTÓRIA” é o nome do espectáculo que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso terá em cena até meados de Dezembro no Theatro Club. A estreia está marcada para o próximo sábado, dia 27 de Novembro, pelas 21h30.
 
Este espectáculo é uma das acções do Projecto “Conservação, Animação e Valorização do Castelo de Lanhoso” (co-financiado pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) e é apresentado pelo Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso (CCPL).
 
Com “FANTOCHES QUE CONTAM HISTÓRIAS COM A HISTÓRIA”, o CCPL retoma a tradição ancestral dos fantoches para contar histórias do imaginário fabuloso, que envolve o Castelo da Póvoa de Lanhoso. Trata-se de mais um trabalho artístico, pedagógico e de pesquisa, desenvolvido pelo projecto do CCPL, que contou com a participação de alunos das escolas do Concelho: EB1 Taíde (4º ano), EB1 Oliveira (3º e 4º anos), EB1 JI da Póvoa de Lanhoso (4º ano), Centro Educativo António Lopes (4ºano) e Centro Educativo do Cávado (4º ano).
 
Para a construção do texto e dramaturgia do espectáculo, o CCPL promoveu junto das escolas um trabalho que envolveu alunos, professores e actores, em visitas, estudos, criação de contos, todos empenhados na descoberta das lendas e ficções que o Castelo de Lanhoso guarda e provoca, pela sua magia e encantamento.
 
De modo a permitir que o maior número possível de pessoas possa assistir a este espectáculo e de modo a contribuir para a formação de públicos, entre os dias 29 de Novembro e 3 de Dezembro, no âmbito da iniciativa “A Escola vai ao Theatro”, o público escolar está convidado a assistir a esta produção, no Theatro Club; e, entre os dias 6 e 9 de Dezembro, no âmbito da proposta “O Teatro vai à Escola”, “FANTOCHES QUE CONTAM HISTÓRIAS COM A HISTÓRIA”apresenta-se na EB1 Oliveira, na EB1 Taíde, na EB1 JI P. Lanhoso, no Centro Educativo António Lopes, no Centro Educativo do Cávado e na EB1 de Santo Emilião.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *