Cultura, Valongo

Teatro Conferência “A Exclusão à Nascença” – Valongo

No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, a Câmara Municipal de Valongo, através da Agência para a Vida Local promove uma Teatro Conferência subordinada ao tema da mutilação genital feminina. “A Exclusão à Nascença” será teatralizada pela Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra no próximo dia 25 de Novembro, pelas 21h30, no Centro Cultural de Alfena. Os sketches apresentados serão comentados por Luís Braga, do Grupo Local24, de Viana do Castelo, que representa em Portugal a Amnistia Internacional.

A Mutilação Genital Feminina (MGF), também conhecida por Corte dos Genitais Femininos (CGF), é uma das práticas tradicionais que mais afecta os direitos e a saúde, incluindo a sexual e reprodutiva, das meninas, raparigas e mulheres, atentando contra os direitos fundamentais e impedindo uma verdadeira igualdade de oportunidades e plena cidadania.

Dado a sua complexidade e sensibilidade este tema suscita controvérsia entre concordantes e opositores à prática: por um lado, os defensores dos Direitos Humanos e, por outro, os apoiantes da relativização cultural e da preservação das tradições. 

Esta iniciativa conta com a colaboração dos Cabeças no Ar e Pés na Terra – Associação Cultural que representarão alguns sketches acerca do tema, os quais terão como base a adaptação e representação do livro “A Flor do Deserto” de Waris Dirie, uma das mulheres mais fascinantes do mundo da moda, que revela o seu doloroso e íntimo segredo, esperando assim pôr termo a uma tradição que já mutilou demasiadas mulheres inocentes ao longo de vários anos.

Trata-se de uma actividade incluída no projecto “i3”: Inspirar, Incluir e Inovar co-financiado pela Estrutura de Missão do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que tem como principal objectivo fomentar a sensibilização para as questões da Exclusão Social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *