Sintra, Sociedade

Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe volta a merecer Certificação de Qualidade – Sintra

No final do passado mês de Setembro, o GAM (Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos) foi alvo de uma nova auditoria por parte da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), cujo resultado foi a renovação do Certificado de Qualidade, atribuído no ano transacto. Neste contexto, o GAM vê reconhecido o seu trabalho de acordo com as boas práticas dos princípios da Gestão da Qualidade Total (TQM).

A Certificação da Qualidade, segundo a norma ISO 9001:2008, valoriza o processo de gestão pela qualidade, constituindo uma mais-valia para os níveis de excelência da EFQM (Entidade que certifica pela excelência no âmbito CAF), contribuindo, assim, para a implementação de melhores práticas administrativas e a prestação de um Serviço de Excelência aos Munícipes de Sintra.

Assim, e considerando que a Administração Local desempenha um papel preponderante no desenvolvimento económico e social do nosso País, a aposta na Qualidade repercute-se na criação de estratégias tendentes à prestação de um serviço de excelência aos cidadãos/munícipes, com claros reflexos nos seus níveis de confiança e, sobretudo, na melhoria da sua qualidade de vida.

A Câmara Municipal de Sintra decidiu iniciar o processo de certificação da Qualidade no GAM, servindo este como projecto-piloto do que se pretende expandir a outras unidades orgânicas.

Em Outubro de 2009, e após um reconhecido trabalho desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Qualidade, o qual contou com o apoio de todos os envolvidos no âmbito da Certificação, as actividades desenvolvidas pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos foram certificadas, ao abrigo na Norma ISO 9001:2008. A Certificação da Qualidade é validada anualmente, de modo a confirmar se se mantêm os pressupostos referidos na Norma. Deste modo, em Setembro de 2010, foi renovada a Certificação da Qualidade do GAM.

Com a Certificação da Qualidade do GAM está, assim, dado o primeiro passo em direcção ao Objectivo que se pretende estabelecer para todo o universo da Autarquia de Sintra, uma vez que o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma realidade dinâmica e presente, que não se esgota no reconhecimento acima descrito e que tem, por finalidade ultima, o servir sempre e cada vez melhor todos aqueles que nos procuram na satisfação das suas necessidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *