Amadora, Cultura

Grácia Ferreira junta Portugal e Angola nos Recreios da Amadora

Está patente nos Recreios da Amadora, a exposição de pintura “O Sentir dos Espaços d’África”, da autoria de Grácia Ferreira. 

“A estada dalguns anos naquele espaço onde a calçada à portuguesa é soberana não a deixaram incólume. Sem quase se dar conta do que lhe estava a acontecer, a sua actual série de pintura, na qual representa sobretudo o quotidiano do seu país natal, Angola, em cenas tanto ternurentas quão encantatórias de nostalgia, tem como base o esquema dos desenhos dos empedrados portugueses, dos quais se serve com especial delicadeza e sensibilidade. Com a ousadia de uma Vieira da Silva de hoje e a espontaneidade que só pela naiveté é susceptível de acontecer, Engrácia Ferreira está a desenvolver um trabalho sobre uma das actividades tradicionais portuguesas a merecer um olhar atento, através de um prisma filtrado pela imagética genuinamente angolana, que se serve triunfalmente dum colorido garrido e de um esquema icónico que se pode procurar nos conceitos que os cubistas ocidentais foram buscar à genuína arte africana, que está na base do desenvolvimento da arte moderna europeia.” (Rodrigues Vaz) 

Engrácia Ferreira dos Santos (Gráçia Ferreira) nasceu em 1973 em Luanda, Angola. Depois dos estudos primários e preparatórios, concluiu o ensino médio de artes plásticas defendendo o trabalho final de escultura com o tema “ Diferença conceptual entre estatueta e estátua”. Actualmente, aluna da Universidade Lusófona no curso de Arquitectura em Lisboa. Em Angola foi professora de Educação Visual e Plástica e Formação Manual Politécnica nas Escolas Ngola Mbandi, Colégio Sol Nascente, nº 503 nos níveis I,II,III entre 1998 a 2001. Para além da docência tem participado em exposições como artista plástica. 
 

Exposição patente até 19 de Dezembro

Entrada livre 
 

Recreios da Amadora

Av. Santos Mattos, 2 – Venteira (2700-748)

Telefone: 21 492 73 15/45

Fax: 21 492 71 80 

Horário de funcionamento

3.ª a Domingo, das 14h00 às 19h00

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *