Cultura, Póvoa de Varzim

Exposição Internacional de Cartoon na Póvoa de Varzim

 De 27 de Novembro a 11 de Dezembro, a Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim recebe a Exposição Internacional de Cartoon “D!gnidade”, organizada pela FecoPortugal – Associação de Cartoonistas e a Amnistia Internacional – Portugal, com o apoio da Câmara Municipal.
Composta por 111 desenhos que convidam a reflectir sobre o valor da Dignidade, a exposição será inaugurada no dia 27, sábado, às 15h00.
Segundo a FecoPortugal, os desenhos da mostra resultam de uma selecção de cerca de 150 que a organização recebeu dos quatro cantos do mundo, desde os Açores ao Alentejo ou a Viseu, desde o Uzbequistão até à Nigéria ou ao Equador. Dos cinco continentes, só a Oceânia não consta. Estão representados 37 países, sem contar com mais meia dúzia que participou mas não teve autores seleccionados pelo júri. Portugal foi o país com maior número de participantes. Seguiu-se a China e o Irão, numa demonstração de que o humor consegue vencer fronteiras, até mesmo as da língua.
A FecoPortugal explica a importância desta exposição do seguinte modo: “vai-se tornando dia-a-dia mais difícil dizer e desenhar as denúncias dos atropelos praticados pelos que nos querem fazer acreditar que se pode roubar honestamente… desde que isso seja legal ou ninguém descubra. Porque a Dignidade, enquanto valor de honra, decência, respeito (por si próprio e pelos outros), é uma moeda em crise, a necessitar urgentemente de revalorização”.
Para a Amnistia Internacional, a síntese da iniciativa resume-se a estas palavras: “O cartoon é uma das muitas formas eficazes de bradar pela Igualdade, pela Liberdade e pela Dignidade Humanas. Com o mérito da simplicidade, evidencia o sério no ridículo e o ridículo no sério. (…) Oriundos de tão diferentes culturas, espelham o mesmo: que afinal não somos assim tão diferentes! Ponhamos as nossas inseguranças e egoísmos de lado e assumamos o que é de todos nós: a Dignidade da família Humana!”
A exposição encontra-se num período de itinerância e a Póvoa de Varzim é a terceira cidade em exibição, após ter estado em Lisboa e na Lousã. Seguirá para o Porto e percorrerá o país.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *