Mangualde, Sociedade

“Dizer não à submissão” – Mangualde

No âmbito do “Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar” realiza-se a acção denominada “Dizer não à submissão”, que terá lugar nos dias 22, 23, 25 e 26 de Novembro e tem como principais destinatários todos os agentes que participam na comunidade escolar. Assim, no dia 22 de Novembro Cristina Vaz de Almeida (Gestora de Comunicação) aborda a temática “Como fazer uma eficaz comunicação de valores” no universo da faixa etária dos 16 anos ou mais, às 17h00 na Escola Secundária de Mangualde. No dia seguinte, 23 de Novembro, pela mesma hora e no mesmo local, é a vez de Vanda Nascimento (Escritora e Cronista) falar dos “Riscos – Combater e Prevenir” numa faixa etária dos 12 aos 16 anos. A palestra “Dimensões e Padrões Comportamentais” decorrerá no dia 25 de Novembro, pelas 17h00, no auditório da Escola Secundária Felismina Alcântara, e será apresentada por Cristina Vaz de Almeida. No dia 26 de Novembro às 21h30, realiza-se uma tertúlia na Casa da Azurara intitulada “A violência no universo escolar” coordenada pelo Psiquiatra João Redondo e mediada por Claúdia Múrias, mestre em Psicologia. Dar a compreender melhor os estilos de vida e perfis de crianças e jovens, bem como os seus hábitos na perspectiva da influência dos “cenários sociais” (família, escola e amigos) na sua saúde e comportamentos são os príncipais objectivos deste Debate de Sensibilização.
 
Este projecto “Empoderar para Participar”, desenvolvido pela ACCIG em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde, conta com duas fases, uma de informação e outra de intervenção que promovem seminários e workshops respectivamente. Assim, na 1ª fase, pretende-se sensibilizar os cidadãos para a importância da participação individual como motor de coesão social. A iniciativa que se dirige à população em geral, é de entrada livre e pretende promover a intolerância e a rejeição face a estes fenómenos de violência bem como alertar para a importância da denúncia junto das autoridades competentes.
 
 Recorde-se que esta iniciativa arrancou no passado dia 17 de Novembro, com o seminário “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica” integrado no projecto “Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar” com o intuito de facilitar processos e mecanismos de participação da vida pública.  Na abertura e no encerramento do seminário estiveram presentes Maria José Coelho, Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Mangualde, Rosabela Afonso, Coordenadora do Projecto e Presidente da ACCIG, e Eugénia Passada, Coordenadora projecto da ACCIG. A iniciativa contou com várias intervenções que focaram o III Plano Nacional Contra a Violência Doméstica, os vários tipos de violência doméstica e questões de género e igualdade. Intervenções essas que ficaram a cargo de Teresa Carvalho (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – CIG), do Major Fernandes (Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Viseu), de Tânia Anjos, de Carlos Carona (APCC), de Ilda Afonso e Raquel Teles (União de Mulheres Alternativa e Resposta).
 
Uma segunda fase do projecto contará com a promoção de workshops que estão previstos realizarem-se nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2001 em Mangualde.
 
Estas iniciativas decorrem da parceria da Câmara Municipal de Mangualde e da ACCIG e têm em conta as medidas recomendadas pelo Conselho da Europa e o III Plano Nacional Contra a Violência Doméstica 2007/2010.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *