Cultura, Santa Maria da Feira

Livro “Texturas” apresentado na FNAC – Sta. Maria da Feira

O livro “Texturas – Um Projecto de Arte Comunitária”, lançado na décima edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, é apresentado a 27 de Novembro, pelas 16h00, na FNAC Santa Catarina, no Porto. O director-geral das Artes, João Aidos, estará presente na sessão. 

Este livro, editado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, sintetiza e regista um projecto de arte comunitária, criado especificamente para a nona edição do Imaginarius, que partiu de um dos elementos unificadores deste território – a indústria corticeira.  

A Associação PELE – Espaço de Contacto Social e Cultural, em co-produção com o CCTAR – Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua para o Festival Imaginarius, desenvolveu o projecto Texturas seguindo uma lógica de aproximação e identificação entre diversas gerações: activando memórias, fortalecendo dinâmicas comunitárias, pesquisando rotinas e costumes locais, visitando espaços e cruzando histórias de vida, dando sentido à construção colectiva deste projecto e à participação dos elementos do grupo inter-geracional e de uma forma mais abrangente de toda a comunidade feirense. 

O projecto Texturas contou com o envolvimento de mais de 250 pessoas, através de vivências artísticas diversificadas (espectáculo de teatro, exposição de fotografia e instalação vídeo) e procura homenagear e celebrar a leveza, a impermeabilidade, a aderência, a elasticidade e a resistência da cortiça, integrando-as como potencialidades nos quotidianos relacionais desta gente e desta terra. 

Em Santa Maria da Feira, o livro “Texturas – Um Projecto de Arte Comunitária” encontra-se à venda no Posto de Turismo e no Bazar, na Casa do Moinho (5 euros). A partir de 27 de Novembro, estará disponível na rede de lojas FNAC.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *