Sociedade

EMAF distinguiu Adira e Yaskawa Motomanno pódio da inovação

     A EMAF 2010 – 13.ª Exposição Internacional de Máquinas-ferramenta e Acessórios, que durante quatro dias concentrou na EXPONOR mais de 300 empresas de vários segmentos industriais do País, distinguiu as empresas Adira e Yaskawa Motoman com os prémios “Leonardo da Vinci” (na categoria Nacional) e “Nicola Tesla” (na categoria Internacional), respectivamente, no decurso do 5.º Concurso de Inovação.

     A iniciativa, co-organizada com a revista técnico-científica «Robótica» – e que visa reconhecer as entidades que últimos dois anos se notabilizaram no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, ao criar soluções industriais incorporadoras de originalidade e operacionalidade aplicadas ao processo produtivo -, premiou ainda a empresa Sew-Eurodrive Portugal com a Menção Honrosa “Pedro Nunes”.

     Líder ibérica no fabrico de equipamentos para trabalhar chapa metálica, a portuguesa Adira arrecadou o galardão graças à máquina de corte por laser de fibra, apelidada de Adira LF. A ferramenta pode cortar – a altas velocidades – aço inoxidável até 8 milímetros, aço ou carbono até 18 mm, e até metais reflectivos como o alumínio, cobre ou mesmo latão. Desempenho, rendimento energético, reduzida manutenção e menor custo de processamento foram argumentos que convenceram o júri.

     «A produtividade é elevada porque a Adira LF atinge uma velocidade de corte de 40 metros por minuto, uma velocidade de posicionamento de 280 metros por minuto e uma aceleração de 2,8 G», garante a empresa, que exporta 86 por cento da sua produção para o mercado internacional e tem a NASA, a Boeing, a Bombardier, a Lockheed, a Siemens, a Marinha e a Casa Branca norte-americanas na lista de seus clientes.

     O robô  de soldadura VA-1400, da Yaskawa Motoman, colheu, por sua vez, a preferência do júri na categoria de Inovação Internacional. Segundo a empresa, trata-se da primeira máquina do género a possuir sete eixos. «Permite ter acesso à peça a soldar de uma forma mais fácil. O sétimo eixo possibilita contornar obstáculos de uma forma fisicamente impossível, quando comparado com os braços dos robots tradicionais de seis eixos», explica a Yaskawa Motoman. O equipamento reduz os tempos de ciclo e, eventualmente, elimina a necessidade de recurso a um dispositivo externo (um posicionador) para orientação da peça a trabalhar.

     Por último, a Sew-Eurodrive Portugal viu o seu servo-fuso receber a menção honrosa do Concurso. É um accionamenro mecatrónico constituído por um servomotor síncrono em que o rotor é desenhado como um veio oco. A porta do rotor roda sincronamente com o mesmo, originando assim o movimento do fuso. Em função da direcção de rotação do servomotor, o fuso entra ou sai do rotor.

     «É uma solução totalmente eléctrica, dispensando o uso de ar comprimido e bombas hidráulicas, utilizando assim “energia limpa”. É um accionamento inteligente que oferece flexibilidade ao nível do posicionamento, programação, regulação da força e possibilidades de diagnóstico. Além disso, é mais rápido do que com actuadores pneumáticos, silencioso e permite uma potência constante, tal como uma parametrização de perfis de força e de deslocamento. Esta é uma solução inovadora, económica, eficiente do ponto de vista energético e ambiental, que garante uma total segurança dos processos e que tem um largo mercado de aplicações, para além das aplicações típicas dos actuadores lineares pneumáticos ou hidráulicos», enaltece a firma.

      Quanto à feira propriamente dita (33.323 visitas profissionais), voltou a deixar a organização da EXPONOR com o sentimento de dever cumprido e os sectores que suportam o certame de expectativas preenchidas, tanto mais que se trata da mais representativa montra do género em Portugal. «É um evento com um alto índice de satisfação e fidelização. É a mais representativa do País, e o tecido empresarial que lhe dá lustro transforma-a de dois em dois anos na sua vitrina», remata António Proença, director da EMAF 2010.

     A Exposição Internacional de Máquinas-ferramenta e Acessórios regressa para a sua 14.ª edição em 2012.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *