Odivelas, Sociedade

Crianças e Jovens de Odivelas plantam 100 árvores no Dia da Floresta Autóctone

No próximo dia 23 de Novembro, às 10h, crianças e jovens de escolas da Freguesia da Pontinha plantam, no Pinhal da Paiã, 100 árvores, numa iniciativa que pretende comemorar o Dia da Floresta Autóctone.
 
O Dia da Floresta Autóctone tem por objectivo a promoção e a divulgação da importância das espécies de flora autóctone de Portugal, como o são as aroeiras, azinheiras e carvalhos, autóctones, espécies que serão plantadas pelas crianças e jovens da EB2/3 Gonçalves Crespo, da EB1 Mário Madeira e da Escola Agrícola da Paiã.
 
O estabelecimento do dia 23 de Novembro como Dia da Floresta Autóctone pretende ser uma alternativa à comemoração do Dia Mundial da Floresta, a 21 de Março, que se revela tardio para efectuar as tradicionais plantações. Muitas vezes, nessa época do ano, as árvores já se encontram em rebentação com novas folhas ou flores novas. No nosso clima, o período ideal para efectuar sementeiras e plantações vai desde o Outono à Primavera, razão pela qual foi escolhida a data de 23 de Novembro.
 
Em Portugal, dada a sua localização privilegiada, desenvolvem-se inúmeras espécies exóticas. No entanto, a vegetação da nossa flora (árvores, arbustos, herbáceas) desenvolve-se melhor dando origem a exemplares mais bonitos e imponentes. As espécies autóctones apresentam uma grande capacidade de sobrevivência nas nossas condições climáticas, como a seca e as temperaturas altas, pois possuem excelentes adaptações a condições adversas. Para além dos carvalhos referidos podem também citar-se como espécies autóctones o teixo, a aroeira, o bordo, a alfarrobeira, o pinheiro-manso, o azevinho, o loureiro, o freixo, o medronheiro entre outras espécies.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *