Desporto, Nazaré

Terceira ondulação gigante do mês coloca equipas em alerta – Nazaré

Com a previsão da entrada de mais uma ondulação gigante na costa portuguesa, tudo indica que hoje (5ªFeira) assistiremos a mais uma sessão de surf Tow In (rebocado por Jetskis) na Nazaré, protagonizada pela dupla Garrett McNamara/José Gregório e alguns convidados.
 
Depois de na sessão de dia 3 de Novembro terem apanhado na Praia do Norte as maiores ondas algumas vez surfadas na Nazaré e na de dia 10 terem explorado ondas menores mas nem por isso menos intensas na Praia da Vila, a dupla de surfistas prepara-se com alguma expectativa para a entrada de outra grande ondulação.
 
O havaiano Garrett McNamara, de 43 anos, considerado um dos “waterman” e surfistas de ondas gigantes mais credenciados do mundo, encontra-se na Nazaré ao longo do mês de Novembro para explorar as potencialidades das suas ondas e já adiou o seu regresso ao Hawaii.
 
“De início tínhamos programado ficar cerca de três semanas na Nazaré,” afirma McNamara, “mas depressa percebi que tinha de ficar pelo menos mais uns dias! O potencial é enorme e as ondas merecem todas as oportunidades que conseguirmos, por isso só volto a casa no final do mês,” conclui com um sorriso de satisfação.
 
Garrett tem feito parceria com José Gregório (ex-tri-campeão nacional de surf e um dos mais credenciados em Portugal nestas lides), mas desta vez a dupla terá a companhia do irlandês Alistair Mennie e do inglês Andrew Cotton, que muito recentemente inauguraram o surf Tow In numa das ondas irlandesas mais temidas e há muito observada de longe, a que chamaram Prowlers, sendo já considerada uma das maiores da Europa.
 
A dupla chega hoje a Portugal, a convite de Garrett e da organização, para explorar pela primeira vez as ondas da Nazaré, depois de terem visto as imagens de Garrett, Gregório e Peyo Lizarazu (o surfista francês que os acompanhou na sessão de dia 3 e também um “expert” nestas condições), nas mesmas ondulações em que inauguraram Prowlers, uma espécie de versão europeia da famosa Mavericks norte-americana.
 
“Este swell (ondulação) ainda parece maior do que o anterior, talvez com mais dois metros em cima, o que pode dar ondas á volta dos 10 metros a serem surfadas,” afirma José Gregório, que tem acompanhado de perto a maior parte das grandes ondulações que atingiram a Nazaré nos últimos anos. “O Garrett e todos nós estamos com bastante sorte, pois num só mês já apanhámos três ondulações grandes, com uma quarta a caminho e mais uma vez sem vento. Esperemos que dê para surfar uma bombas,” conclui entusiasmado.
Muita atenção à evolução das previsões ao longo das próximas horas e às ondas da Nazaré ao longo do dia de amanhã. Os preparativos estão todos feitos e os surfistas prontos para mais um desafio!
Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica E.E.M., contando com os apoios do Turismo do Oeste, QREN, +Centro, Feder, Turismo de Portugal – Oeste, Liberty Seguros, Lightning Bolt, GoPro – D’Maker, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Peter Grimm, Noll, Instituto Hidrográfico Português, Tonic Gym, Surftotal, Surf Portugal, Antena 3, Surfer Rule e Surfspots-gps.com.
Para se manter a par dos desenvolvimentos relativos ao The North Canyon Show by Garrett McNamara, pode consultar o blog oficial do evento em nazarenorthcanyon.blogspot.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *