Sociedade, Torres Vedras

Mercado oitocentista em Torres Vedras

Integrado no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município de Torres Vedras realiza-se no próximo dia 20 de Novembro, das 9h às 17h, no Largo de S. Pedro, em Torres Vedras, um mercado oitocentista.

Nessa iniciativa proporcionar-se-ão aromas, sabores, sons e vivências do início do século XIX, recriando-se dessa forma o quotidiano do tempo da construção do referido sistema de fortificações.

No período da manhã este mercado contará com actuações do Grupo de Gaiteiros da Freiria e do grupo Cant’ arte – Associação Sons do Barro; e no período da tarde actuarão no âmbito da iniciativa o grupo de música folk e tradicional Terra Média e o Grupo de Danças da Ponte do Rol. Ainda durante a tarde será apresentado neste mercado oitocentista um teatro de marionetas que resultou de uma oficina de construção de robertos levada a cabo no âmbito do referido programa comemorativo.

Durante todo o dia será proporcionado neste mercado a representação de quadros históricos, jogos tradicionais, uma oficina de escrita oitocentista, pequenos passeios de burro e de charrete e animação de rua.

Este mercado oitocentista é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a parceria da Associação Recreativa e Cultural da Praia da Assenta, da Associação para o Desenvolvimento e Melhoramentos do Sobreiro Curvo e casais limítrofes, do ROTA – Rancho Oeste Teatro Amador (de A dos Cunhados), da COJOPE – Comissão de Jovens de Póvoa de Penafirme, da Associação de Desenvolvimento das Paradas, do Agrupamento 379 do Corpo Nacional de Escutas (oriundo de A dos Cunhados), do Centro Social e Paroquial Santo António de Campelos, da Casa da Cultura da Ponte do Rol, da Cant´ arte – Associação Sons do Barro, do Grupo de Danças da Ponte do Rol, da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, da Escola Secundária de Henriques Nogueira, da Pró-Memória – Associação Cultural e Etnológica de A dos Cunhados, da Associação de Moradores Cultura e Recreio da Fonte Grada, do Centro Social de São José (Arneiros), do Clube Bué D’ Artes da Escola Básica 2,3 Padre Vitor Melícías, do Grupo de Gaiteiros da Freiria, do Académico de Torres Vedras, da Associação Leonel Trindade e dos Magotes de Santo Antão.

Em caso de condições atmosféricas adversas a actividade realizar-se-á no claustro do Convento da Graça.

A entrada para esta iniciativa é gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *