Educação, Sociedade, Trofa

Mário Soares esteve na Escola Secundária da Trofa para debater a “Europa e a República”

O Concelho da Trofa recebeu ontem, Terça-feira, 16 de Novembro a visita do ex Presidente da República, Mário Soares, no âmbito das Comemorações do 12º Aniversário do Município da Trofa e do Centenário da República Portuguesa.
 
Neste sentido, a Câmara Municipal da Trofa organizou a iniciativa “Os Autarcas vão à Escola”, com o intuito de interagir com os alunos trofenses, e responder às questões e dúvidas dos jovens, e ao mesmo tempo elucidá-los sobre o funcionamento do poder local e da democracia portuguesa.
 
Desta forma, terça-feira, foi a Escola Secundária da Trofa quem abriu as suas portas para receber esta iniciativa, que procurou centrar-se no tema “A Europa e a República”.
 
A acompanhar Mário Soares esteve a Presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima, e o restante Executivo Municipal, os Presidentes de Junta de Freguesia, os Membros da Assembleia Municipal, e os Representantes dos Agrupamentos de Escolas da Trofa e das Associações de Pais. 
 
O Antigo Presidente da República dirigiu-se aos presentes, abordando temas como a 1ª e 2ª Repúblicas e o 25 de Abril, sempre com um toque pessoal e relatos históricos na primeira pessoa e de extrema importância para Portugal, fazendo, desta forma, a delícia dos presentes, com as descrições feitas na primeira pessoa.
 
Após a intervenção de Mário Soares, os alunos puderam então colocar as suas questões e dúvidas, abordando principalmente o tema da crise, que o nosso país e o mundo atravessam actualmente.
 
No final da sessão, os alunos da Escola EB 2/3 de Alvarelhos, da Turma 6º A, ofereceram ao ex Presidente da República um quadro pintado por eles, com uma componente artística muito criativa, no qual figurava o antigo Presidente de Portugal. Um trabalho desenvolvido no âmbito das Comemorações do Centenário da República na Trofa.  
 
Também a Presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima, não quis deixar em branco a passagem do Ex- Presidente,  Mário Soares pela Trofa, e ofereceu-lhe a peça de cerâmica “A Trofa”, em representação de todo o Concelho Trofense e de toda a sua população.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *