Educação, Lamego

Lamego abre inscrições para 2ª edição do Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral

     Os alunos do ensino secundário, matriculados no 10º, 11º e 12º  ano em qualquer escola do concelho de Lamego, já podem submeter os seus trabalhos, este ano subordinados ao tema Valores e Instituições da República, à apreciação do júri do Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral, instituído em honra deste emérito cidadão lamecense e um dos mais notáveis políticos da democracia portuguesa. Nesta segunda edição, o valor pecuniário a atribuir ao vencedor do galardão é de 1.500 euros.

     O Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral destina-se a distinguir os textos originais de maior mérito sobre os Valores da Democracia Local, o Estado de Direito e Cidadania e os Direitos Humanos. Esta distinção pode ser atribuída ex aequo mediante reconhecimento do mérito a mais do que um trabalho.

     A criação deste galardão constitui um tributo permanente dos lamecenses ao exemplo de cidadania e de dedicação à res publica demonstrado em vida por Fernando Amaral que é, para todos, uma referência. José Mário Ferreira de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Lamego destaca que a reedição deste prémio no presente ano lectivo “tal como na edição anterior, pretende homenagear a memória do ilustre lamecense que foi Fernando Amaral, figura da região duriense incontornável na História contemporânea do Portugal democrático, pelas altas funções que desempenhou mas sobretudo pelo modo superior como as exerceu”. E acrescenta: “O centenário da República Portuguesa é também uma oportunidade para homenagear o republicano convicto dos seus valores, que ocupou os lugares cimeiros na hierarquia do Estado, envolvendo as escolas e os alunos numa acção de estudo e aprofundamento do conhecimento sobre o regime. Por isso propus e foi aceite unanimemente pelo júri que os trabalhos candidatos abordassem o tema Valores e Instituições da República.” 

     A perpetuação da memória e a divulgação do exemplo de dedicação à causa pública que, de forma generosa, sempre guiou a conduta de Fernando Amaral são valores que a Assembleia Municipal de Lamego quer transmitir às gerações futuras. Professor, advogado distinto, político exemplar e tribuno eloquente, Fernando Amaral desempenhou ao longo da sua vida os mais elevados cargos públicos em Portugal e na Europa, nomeadamente a Presidência da Assembleia da República, durante três sessões legislativas, e a vice-presidência da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. A nível local, foi também o mais distinto dos presidentes da Assembleia Municipal. Antigos companheiros de trabalho e amigos recordam-no como um trabalhador incansável, inabalável nas suas convicções, firme nas suas decisões e sentimental.

     Os alunos candidatos ao Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral devem formalizar as suas candidaturas, até ao dia 28 de Fevereiro, em formulário disponibilizado para o efeito pelas escolas do concelho de Lamego, pelos Serviços de Apoio à Assembleia Municipal e no sítio de Internet do Município de Lamego (www.cm-lamego.pt). Nestes locais, também podem consultar o respectivo regulamento e normas complementares que regem a apresentação dos trabalhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *