Marinha Grande, Sociedade

FAG 2010 abre portas a 26 de Novembro – Marinha Grande

A FAG 2010 – XXI Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande decorre de 26 de Novembro a 5 de Dezembro, no Parque Municipal de Exposições da Marina Grande.

A iniciativa é organizada pela Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego e conta com o apoio da Câmara Municipal, Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Juntas de Freguesia de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria, Governo Civil de Leiria, Turismo de Leiria / Fátima, entre outras entidades.

O certame foi apresentado aos jornalistas esta segunda-feira, 15 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal. A conferência de imprensa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Paulo Vicente; da Vereadora da Cultura, Cidália Ferreira; do director do IEFP da Marinha Grande, Rui Matos Lopes; da presidente da Direcção da Associação, Liliana Prior; da presidente da Assembleia-Geral da Associação, Isabel Freitas; entre outros dirigentes da colectividade.

Liliana Prior salientou que “no tesouro valioso da cultura de um povo, o artesanato e a gastronomia portuguesa conservam ainda a simplicidade e a autenticidade dos tempos ancestrais”.

O certame visa “preservar e valorizar este património cultural que nos identifica”, que se constitui como “um espaço de encontro e reencontro de tradições seculares, reflectidas na criatividade das peças manufacturadas e nos sabores das melhores iguarias”.

Mais uma vez, “o evento conta com os artesãos a trabalhar ao vivo peças genuínas, sendo possível apreciar a sua perícia”.

Na área da gastronomia “os restaurantes dão a provar o melhor da gastronomia tradicional”. Nos produtos regionais, “exibem-se queijos, doces, enchidos, a tradicional poncha da madeira, entre outros”.

A diversão e o convívio também estão garantidos, com um rico programa de animação, baseado nas mais tradicionais e populares sonoridades locais e nacionais”, continuou.

Espírito empreendedor da organização

A Vereadora da Cultura confessou que “é um orgulho para a Câmara Municipal da Marinha Grande poder associar-se a uma realização que é um caso exemplar de boas práticas associativas, pela mobilização de pessoas, de vontades, de saberes e capacidade de execução”.

Este projecto visa “garantir não só um projecto de animação cultural e gastronómico, mas acima de tudo criar na FAG um verdadeiro palco daquilo que são potencialidades do desenvolvimento local e nacional”.

Cidália Ferreira destacou “o empenho e tanto trabalho com que a Associação de Casal Galego lhe tem dedicado ao longo destes anos e tudo o que tem feito para melhorar e dignificar o nosso concelho, assim como divulgá-lo culturalmente da melhor forma”.

Além disso, “a FAG representa uma montra onde são promovidos, exibidos e dinamizados exemplos da nossa identidade cultural e, nessa medida, o certame representa um momento importante de afirmação do Município”.

Também as cidades geminadas com a Marinha Grande foram convidadas pelo nosso Município a estar representadas na FAG. “O objectivo é promover o intercâmbio cultural entre os vários locais e regiões e fortalecer os laços de união que estiveram subjacentes à geminação”, esclareceu.

Este ano, sublinha-se a participação dos municípios de Fundão, Montemor-o-Novo, Oeiras, Oliveira de Azeméis e Salvaterra de Magos.

Por fim, a Vereadora advertiu que “a FAG é o reflexo da actividade dos seus dinamizadores. A actual Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego, liderada por uma nova direcção que felicito, continua a denotar o espírito empreendedor exemplar”.

Novidades na FAG

Este ano, a FAG apresenta-se ao público com novidades. Pela primeira vez dá enfoque a uma temática, que se centra no vidro, exibe a 1ª Mostra de Artes Decorativas da Marinha Grande e aposta numa animação cultural mais diversificada e a pensar no público jovem.

A comissão executiva da 21ª FAG decidiu dar uma nova dinâmica ao certame, atribuindo-lhe um tema que esteve na génese do desenvolvimento da cidade e hoje pelos mais diversos motivos se encontra quase em vias de extinção. Será demonstrado trabalho ao vivo de alguns ofícios ligados ao vidro.

Após análise das candidaturas recebidas para participação na FAG, a organização constatou que a sua maioria provinham de artesãos marinhenses, criadores de artes decorativas nas mais diversas vertentes. Como já há alguns anos se tem vindo a candidatar um número elevado de artesãos da arte decorativa, será apresentada este ano a 1ª Mostra de Artes Decorativas da Marinha Grande, tendo como finalidade dar oportunidade a todos os artesãos marinhenses que se candidataram à FAG/2010, inovando no formato da exposição.

Outra novidade é a aposta na animação cultural que vai ao encontro dos público jovem, com destaque para o grupo musical “”A Caruma”, “Banda Grad’ House”, “Men in Transit”, entre outros, que irão juntar-se a Tunas Académicas, Orquestras, grupos de folclore e etnográficos, etc.

A FAG 2010 está  patente numa área coberta de cerca de 6000 m2. Apresenta o trabalho de mais de 70 artesãos, 20 produtos regionais e cinco restaurantes.

A Área de Artesanato estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 18h00 às 24h00 e aos fins-de-semana e feriado, das 12h00 às 24h00. A Área de Gastronomia abre de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00 e das 18h00 às 24h00, e aos fins-de-semana e feriados, das 12h00 às 22h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *