Cultura, Sines

Sinfonieta de Sines em disco de David Murray com edição mundial

O músico norte-americano David Murray faz, no dia 22 de Novembro, o lançamento mundial do seu novo disco, “David Murray Cuban Ensemble plays Nat King Cole en Español”, que conta com a participação da orquestra de cordas Sinfonieta de Sines e inclui gravações efectuadas nesta cidade.

Com edição internacional da Universal Jazz, o CD “David Murray Cuban Ensemble plays Nat King Cole en Español” é uma homenagem à componente latina da carreira de Nat King Cole e tem como cantor convidado o argentino Daniel Melingo.

Murray, o seu grupo cubano, Melingo e a Sinfonieta de Sines apresentaram-se juntos pela primeira vez no palco do Castelo de Sines, no dia 28 de Julho de 2010, durante a 12.ª edição do Festival Músicas do Mundo.

Na sequência desse espectáculo, aconteceram, em Agosto, gravações com a orquestra de cordas no Centro de Artes de Sines e foi feita a pré-mistura no estúdio da Escola das Artes de Sines. A gravação com o ensemble cubano teve lugar em Buenos Aires, a mistura final foi feita em Paris e a masterização decorreu em Londres.

Produzida pela Escola das Artes de Sines / Associação Pro Artes de Sines, com professores da escola e músicos contratados, a Sinfonieta de Sines é composta por 11 instrumentistas: os violinistas Rui Guimarães, Joana Cipriano, João Andrade, Joana Dias e Maria José Laginha, os violetistas João Gaspar e Gonçalo Ruivo e os violoncelistas Tiago Vila, Catarina Anacleto, Rita Ramos e Samuel Santos.

Nascido em 1955, em Berkeley, Califórnia, David Murray é um dos mais prestigiados músicos de jazz da actualidade e um dos mais prolíficos, com mais de uma centena de discos gravados, nos últimos anos com enfoque nos diálogos entre o jazz e diferentes músicas populares.

Um apaixonado por Sines e pelo Festival Músicas do Mundo, a cujo palco já subiu cinco vezes (em 2001, 2002, 2004, 2007 e 2010), David Murray reside nesta cidade do Alentejo Litoral durante parte do ano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *