Amadora, Cultura

Museu Municipal de Arqueologia organiza Escola Aberta do Património – Amadora

Realiza-se no próximo dia 27 de Junho, no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, o sexto ciclo de palestras no âmbito do projecto Escola Aberta do Património, subordinado ao tema “A astronomia”. 

A iniciativa é  aberta a todos, não sendo necessária inscrição prévia. A participação está apenas limitada à lotação da sala. 
 

O Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira

Localizado no Parque Aventura, o Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira foi instalado num edifício recuperado pela Câmara Municipal da Amadora, intervenção que teve como objectivo dotá-lo com as condições indispensáveis ao seu funcionamento.

Este equipamento é constituído por cinco salas expositivas de carácter permanente e uma de carácter temporário, uma biblioteca especializada em arqueologia, uma sala polivalente de apoio aos leitores da Biblioteca, onde é desenvolvido o projecto “Escola Aberta do Património” (que visa divulgar diversos temas da história e património), uma sala de actividades onde se realizam ateliês pedagógicos, um arquivo das jazidas arqueológicas e uma loja com material diverso sobre a temática do património histórico e arqueológico.

Presentemente, o Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira é o Núcleo-sede do Museu Municipal de Arqueologia. Além das actividades regulares asseguradas desde 1999 pelo Museu, nomeadamente escavações e prospecções arqueológicas e o estudo de jazidas, neste equipamento passam a organizar-se as visitas guiadas, solicitadas por marcação prévia, a grupos organizados, sendo possível visitar a Necrópole de Carenque, as ruínas da villa romana da Quinta da Bolacha e o próprio Núcleo Museográfico. 
 

Em anexo: programa da palestra “A Astronomia” 
 
 

Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço

Tel: 21 498 67 70

Fax: 21 498 67 76

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *