Póvoa de Varzim, Sociedade

Município celebra Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – P. Varzim

De 20 a 28 de Novembro irá decorrer a 2ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. À semelhança do que aconteceu no ano passado, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim associou-se, através do Pelouro do Ambiente, a este Projecto Europeu cujo objectivo é promover boas práticas com vista à prevenção da produção de resíduos.
Assim, entre 22 e 26 de Novembro o concelho abraça novamente o desafio “Poupar. Viver Melhor!” levando a cabo um conjunto de iniciativas que alertam para a problemática da produção excessiva de resíduos e consequentes implicações para o ambiente, demonstrando que a prevenção e redução de resíduos são o primeiro passo para a protecção do Meio-Ambiente.
BatucaMob, evento oficial de lançamento da Semana, é uma das actividades em destaque que consiste na consciencialização para o conceito da Prevenção de Resíduos ao som de instrumentos musicais concebidos com materiais reutilizados. Assim sendo, o Pelouro do Ambiente, em parceria com a Escola de Música da Póvoa de Varzim e os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, organiza diferentes acções: dias 22 e 25, segunda e quinta-feira, às 10h00, em frente à Câmara Municipal, e às 14h30 no Largo Dr. David Alves e no dia 24, quarta-feira, às 9h45, no Largo Dr. David Alves, e às 14h30 em frente à Câmara Municipal.
De 22 a 26, segunda a sexta-feira, vai estar em exibição o Filme 2010 Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, disponibilizado pela Lipor, nos ecrãs colocados no Posto de Turismo, no Museu Municipal e no serviço de atendimento da Secção de Licenciamento de Obras. Porque há demasiado lixo na Europa, o filme, em poucos minutos, mostra uma sequência de acções que sensibilizam para o excesso de produção de resíduos e necessidade de contrariar esta tendência. Fica o apelo: “Juntos, reduzir é agir”.
Nos locais de atendimento ao público da autarquia, estarão disponíveis durante este período cerca de mil autocolantes de “Publicidade não endereçada, aqui não”. Ao colocar este dístico na sua caixa de correio, poderá evitar receber propaganda que não lhe interessa e consequentemente evitar o desperdício de papel.
Na entrada da Câmara Municipal, estará patente uma exposição composta por cinco painéis acerca dos “Princípios da Prevenção”. Poderá recordar os 10 Mandamentos da Prevenção, no portal municipal. O Serviço de Educação Ambiental do Pelouro do Ambiente prepara, para as escolas do concelho, um conjunto de acções de sensibilização baseadas na célebre política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A redução é considerada o primeiro passo no que respeita à protecção do Meio-Ambiente e, como tal, durante esta semana muitas serão as escolas do 1º ciclo visitadas pelo Pelouro do Ambiente para ensinar pequenos truques para que, desde pequenos, os alunos aprendam a reduzir e reutilizar com vista à Prevenção da produção de resíduos.
O projecto “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos” (EWWR), coordenado pela ADEME (Agência Francesa da Energia e do Ambiente), foi lançado em Janeiro de 2009. O objectivo é organizar uma Semana Europeia da Prevenção de Resíduos durante 3 anos (2009, 2010, 2011), a ter lugar ao mesmo tempo nos diferentes países e regiões que são parceiros do projecto: Bélgica (Bruxelas – Capital), Espanha (Catalunha), Portugal (Grande Porto) e mais amplamente os organizadores territoriais da Semana (Itália, Estónia, Flandres, Suécia, etc.).
Em estreita colaboração com a comissão Europeia, o objectivo é claramente alargar gradualmente esta Semana para incluir todos os países Europeus.
O principal objectivo da Semana Europeia é sensibilizar o máximo de pessoas possível para a prevenção na produção de resíduos produzidos pelo público em geral, empresas, autoridades locais, administração pública e associações. Isto ajudará especificamente a: divulgar a estratégia e políticas de prevenção e redução de resíduos na União Europeia e nos seus Estados Membros; tornar o conceito de prevenção de resíduos uma realidade à luz das acções dinamizadas pelos diferentes participantes; mobilizar e encorajar o máximo de pessoas possível para agirem, utilizando as informações das acções e modificando os comportamentos que levam as pessoas a agir e estabelecer o conceito de prevenção de resíduos na mente de cada um a longo prazo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *