Lamego, Tecnologia

Mini-computador Magalhães leva crianças de Lamego em viagem ao espaço

   Mais de 40 alunos pertencentes ao 3º e 4º ano do Patronato Nuno Álvares Pereira aceitaram o desafio lançado pelo espaço internet Lamego Digit@l para serem exploradores do Universo, participando para isso numa acção lúdico-pedagógica que visa ensinar a explorar os recursos do mini-computador Magalhães, uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem dos alunos do 1º ciclo.

     Organizada pela Câmara Municipal de Lamego, em colaboração com o espaço internet Lamego Digit@l, a iniciativa Faz-te ao ESPAÇO estimula a iniciação ao conhecimento tecnológico e ensina a usar as linguagens das diferentes áreas do saber cultural. Cada aluno usa nesta aventura o seu Magalhães como se fosse uma estação espacial, integrando as competências e conteúdos curriculares associados ao 1º ciclo do Ensino Básico.

     Com o objectivo específico de ajudar estes “astronautas” na missão de descobrir os astros, a Lamego Digit@l ensina as crianças a utilizarem adequadamente os sistemas operativos, aplicações e conteúdos educativos do Magalhães. No final desta viagem espacial, são desafiados a criar um conteúdo multimédia no qual apresentam o conhecimento adquirido sobre os astros.

     As novas tecnologias assumem um papel cada vez mais destacado na sociedade actual, tornando-se um dos principais responsáveis pelas transformações que se verificam no campo da educação ao desempenhar um papel facilitador no processo de ensino. O espaço internet Lamego Digit@l desafia todas as escolas do Ensino Básico do concelho a embarcarem nesta “viagem”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *