Economia, Oliveira de Azeméis

Empresa oliveirense distinguida com o prémio nacional PME Inovação – Oliveira de Azeméis

O prémio PME Inovação 2010 foi atribuído á «Polisport Plásticos SA», empresa de Oliveira de Azeméis ligada à produção de acessórios em plástico nos segmentos de moto e bicicleta.
A distinção, atribuída pela COTEC- Associação Empresarial para a Inovação – em parceria com o BPI e o jornal Público, premiou a inovação tecnológica da empresa oliveirense que já em 2009 tinha sido distinguida com uma menção honrosa.
«Pela primeira vez uma empresa ligada de forma embrionária à produção de acessórios para veículos de duas rodas é distinguida em solo nacional pela sua capacidade de inovação tecnológica», afirma a empresa, em comunicado.
A empresa, instalada na freguesia de Carregosa, caracteriza a sua produção pela inovação onde o recurso à tecnologia IPD (Inmold Plastic Decals) na produção das peças plásticas abriu-lhe as portas ao fornecimento de componentes aos principais construtores europeus de motos: BMW, KTM, Husqvarna, Gas Gas e Suzuki.
A nova tecnologia, exclusiva a nível mundial, «tornou possível a fusão de grafismos em diversos componentes» sendo uma alternativa aos adesivos autocolantes com elevada resistência, aderência e durabilidade das decorações, além de ser um produto reciclável.
«As vantagens são económicas, ecológicas, práticas e estéticas», afirmou Pedro Araújo, administrador da empresa. «Hoje a tecnologia IPD é, por si só, responsável por 7% das nossas vendas e pela posição de destaque da Polisport no seu mercado», explicou.
Apenas 3% da produção é destinada ao mercado português. Os restantes 97% são exportados para 62 países dos cinco continentes mas a China, onde a Polisport marcou presença este ano na Feira de Xangai, é um mercado que a empresa quer conquistar.
«Temos de ir para onde está o crescimento», afirma o administrador da empresa que este ano deverá atingir um volume de negócios de 16 milhões de euros.
O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, considera a «Polisport» um exemplo. «Trabalhamos diariamente para que as nossas empresas sejam cada vez mais competitivas, apostando na qualidade e na inovação», refere.
O prémio PME Inovação foi entregue pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para quem «o contributo das PME’s inovadoras é incontornável para a consolidação de um novo modelo para a economia portuguesa».
Já Artur Santos Silva, presidente do júri e membro do concelho de administração do BPI afirmou que a «Polisport atingiu um dos mais elevados ‘Innovation Scores’ das empresas concorrentes, demonstrando uma elevada capacidade para implementar processos e tomar decisões que influenciam a capacidade de inovação tecnológica com proveitos consideráveis nos seus resultados».
A «Polisport» foi fundada em 1981 produzindo hoje uma gama completa de produtos para motos e bicicletas. As áreas da inovação e internacionalização foram sempre uma preocupação, ao lado da investigação e desenvolvimento onde foram gastos, em 2009, 789 mil euros.
O prémio PME Inovação é entregue anualmente pela COTEC, uma associação empresarial com 141 PME associadas fundada em 2003 com o objectivo de promover a competitividade das empresas portuguesas através de uma cultura de criatividade e inovação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *