Cultura, Terras de Bouro

X Feira Mostra de S. Martinho nas Terras do Gerês – Terras de Bouro

Tendo como objectivo divulgar e valorizar as potencialidades económicas, turísticas e culturais do concelho e de todo o país, a Câmara Municipal de Terras de Bouro promove, de 12 a 14 de Novembro, na Vila de Terras de Bouro, a X Feira Mostra com actividades do mundo rural.
Realiza-se nos próximos dias 12,13 e 14 de Novembro, no Pavilhão Municipal da Vila de Terras de Bouro, a X Edição da Feira-Mostra de S. Martinho nas Terras do Gerês, evento tradicional que visa a promoção dos produtos locais e regionais, típicos das actividades rurais associadas ao concelho de Terras de Bouro. Tendo como mote o Verão de S. Martinho, o município pretende dinamizar as actividades associadas à agro-pecuária e ao turismo, a que se junta a cultura com a gastronomia típica da região, sem descurar os produtos Transmontanos e das Beiras.
O objectivo principal deste evento é dinamizar as actividades artesanais, envolvendo os agentes locais, artesãos e empresários de todo o país, dando oportunidade de exporem os seus produtos e promover os saberes-fazer.
O cenário rural está bem patente nesta Feira-Mostra, que conta com a participação de mais de 70 expositores, distribuídos pelas várias actividades, desde o de artesanato, passando pelos produtos do campo, fumeiro, vinho verde e doces regionais de várias regiões do país.
Na temática da animação, a música tradicional e os espectáculos de teatro e de dança, sem esquecer os tocadores de concertina, corrida de cavalos, montaria ao javali, ateliers da vida rural com actividades lúdico pedagógicas, magusto e tertúlias temáticas garantem momentos agradáveis para quem aprecia a genuinidade destas terras.
 
Trilho pedestre atrai amantes do turismo da natureza
A caminhada pela natureza já é uma das actividades marcantes incluída no programa deste evento, e que, anualmente, atrai dezenas de pessoas provenientes de várias regiões do país. Este ano, a caminhada, que terá a colaboração técnica da Associação Micológica “Terras do Roquelho”, já que irá proceder-se a uma procura de cogumelos silvestres, percorrerá o Trilho dos Moinhos de Santa Isabel do Monte, com visita à “Escola do Monte/Centro Interpretativo”, percurso integrado na Rede Municipal de Trilhos Pedestres “Na senda de Miguel Torga”.
De referir ainda e como é hábito a acção terá o respectivo apoio logístico da Autarquia e dos seus técnicos assim como o apoio de vários organismos, como o Instituto do Desporto, o Instituto Português da Juventude, a Fundação INATEL e a empresa “Águas do Fastio”.
As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até dois dias antes do início de cada actividade, junto da Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural do Município, pelo telefone 253 350 010, nos Postos de Turismo do Concelho ou através do e-mail: ddsc@cm-terrasdebouro.pt, sendo que, outras informações poderão ser recolhidas em www.cm-terrasdebouro.pt ou www.vistigeres.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *