Óbidos, Sociedade

Óbidos recebe prémio máximo na categoria produto/serviço

O Município de Óbidos recebeu, ontem, quarta-feira, dia 10 de Novembro, o prémio máximo nos prémios Green Project Awards (GPA) 2010, na categoria Produto/Serviço. Nesta categoria foram aceites candidaturas de programas já concretizados, nas áreas de desenvolvimento social, económica, ética e ambiental. Óbidos apresentou o projecto Óbidos Solar. 

Trata-se de um programa integrado no âmbito do Óbidos Carbono Social, através da qual foi definido um modelo de apoio aos munícipes e residentes no Concelho para a adopção de medidas que visem a redução da despesa das famílias, nomeadamente através da redução da sua factura energética pelo uso de energias renováveis na produção de energia eléctrica e Águas Quentes Sanitárias (AQS).  

O projecto Óbidos Solar apresenta um forte impacto nas três componentes da sustentabilidade – social, económica e ambiental – na medida em que conjuga a inclusão social pela democratização no acesso às energias renováveis e a possibilidade de redução de despesa familiar, ao aumento da produção descentralizada de energia eléctrica com recurso às energias renováveis e, portanto à redução do impacto ambiental decorrente das emissões de GEE resultantes do uso generalizado de combustíveis fósseis para a produção de energia.  

Foram apresentadas na categoria de Produto/Serviço meia centena de candidaturas, tendo o júri do GPA, presidido por Anabela Trindade, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), atribuído o prémio ao Município de Óbidos.  

Na mesma categoria foram ainda atribuídas Menções Honrosas à Câmara Municipal de Alcácer do Sal, com o aquecimento das Piscinas Municipais cobertas de Alcácer do Sal e do Torrão, e à empresa Camisola Amarela, pelo inovador serviço de estafetas em bicicleta. 
 

O Green Project Awards é uma iniciativa que visa premiar e reconhecer boas práticas em projectos que promovam o desenvolvimento sustentável implementados em Portugal, com os objectivos gerais de alertar e consciencializar a Sociedade Civil para a importância do equilíbrio ambiental, económico e social. Para além disso, é um Prémio que visa dar visibilidade às entidades e/ou instituições que identificaram uma oportunidade no apoio e promoção da sustentabilidade, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade. 

A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do Green Project Awards decorreu no dia de hoje, 10 de Novembro, no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa. Contou com a presença da Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, Dulce Pássaro.  

O GPA é promovido pelo Grupo GCI – Gestores de Comunicação Integrada, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.  

Veja o vídeo de apresentação do projecto Óbidos Solar em www.obidos.tv

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *