Póvoa de Varzim, Sociedade

Câmara dá 200 mil euros para auto-escada dos Bombeiros – P. Varzim

VFoi assinado, ontem à tarde, o protocolo que titula o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim à aquisição da auto-escada por parte da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.
José Macedo Vieira, Presidente do Município, recordou que mesmo com a comparticipação da autarquia em 200 mil euros, com os fundos já conseguidos nas diferentes iniciativas para angariação de fundos levadas a cabo por diferentes cidadãos e associações do concelho, a participação dos Bombeiros e o investimento inicial do empresário Artur Antunes, ainda faltam cerca de 240 mil euros para a compra do equipamento. Este valor terá que ser conseguido até Março de 2011 e, por isso mesmo, Macedo Vieira afirmou que vai ser necessário recorrer mais vezes à solidariedade das pessoas e vão ser necessárias mais acções. “A sociedade civil vai ter que se mobilizar, apesar do momento difícil que estamos a atravessar”, invocou o edil lembrando que a Câmara Municipal já desempenhou e continua a desempenhar o seu papel, tanto na comparticipação monetária que financia como no apoio que tem dado na realização das diferentes campanhas solidárias.
O autarca referiu ainda que a situação irá exigir alguns sacrifícios dos Bombeiros noutras áreas que terão de dar o seu contributo, com esforço, e abdicar de alguns projectos, apelando também às entidades que estão em dívida com os Bombeiros para pagarem os seus débitos.
Macedo Vieira afirmou que este movimento é da Póvoa de Varzim, iniciado por Artur Antunes e pelos Bombeiros, apoiado pela Câmara Municipal, mas apelou à solidariedade e generosidade da sociedade civil de Vila do Conde e Esposende contribuam porque este é um equipamento que “não é só da nossa paróquia” e “que estará sempre disponível para actuar nas cidades vizinhas”.
Rui Coelho, Presidente dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, enfatizou o apoio dado pela Câmara Municipal que “no imediato abraçou a iniciativa e disponibilizou uma verba”. “Isto é de louvar porque apesar das dificuldades que o município passa, demonstra que está preocupado com a segurança das pessoas, o que é para nós representa um conforto muito grande ter sempre ao nosso lado como parceiro ideal a Câmara Municipal que tem respondido a todos os apelos”, registou com agrado.
Quanto a futuros contributos, Rui Coelho afirmou “agora, fica na consciência de cada um. Isto não é um bem para a Câmara nem para os Bombeiros, é um bem para cada um de nós que um dia pode precisar”.
O Presidente dos Bombeiros revelou que “vamos ter que pensar duas vezes antes de adquirir qualquer viatura, no entanto, não podemos descurar a emergência médica”, garantindo que as pessoas podem ficar seguras. Outros projectos, como a remodelação da parte antiga do quartel, terão que aguardar para fazer face a este encargo que é muito mais urgente, referiu.
O apelo continua: Participe e estará a contribuir para uma boa causa. Poderá fazer donativos em dinheiro para uma conta no Crédito Agrícola com o seguinte NIB 0045 1460 4023714651815 ou em cheque dirigindo-se (carta ou pessoalmente) aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *