Cultura, Reguengos de Monsaraz

Vila medieval de Monsaraz recebe exposição “Ambiências II”, de Susete Bento

A exposição “Ambiências II”, de Susete Bento, vai estar patente até ao dia 9 de Janeiro de 2011 na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto.  

Susete Bento é  autodidacta e tem tentado criar um estilo próprio mercê da observação do seu meio ambiente. A artista inspira-se no Alentejo e nas ambiências ainda existentes, muitas delas que já correm o risco de desaparecer num futuro próximo. Por isso, define a sua pintura como “forma de criação, retratando emoções e paixões”. 

Susete Bento reside em Reguengos de Monsaraz e é professora do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na exposição “Ambiências II”, a pintora apresenta 12 quadros em óleo sobre tela que podem ser apreciados e adquiridos de quinta-feira a domingo entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h. 

Sobre o ambiente de uma taberna, retratado num dos quadros de Susete Bento, o artista plástico de Reguengos de Monsaraz Ilídio Tavares escreveu em 1962: 

“Na volta do trabalho, noite caindo vão à Taberna.

A fuga de si próprios, o vinho bebido com sofreguidão e cantam… cantam… Na luz mortiça ao fundo recortam-se as pipas alinhadas juntamente com os corpos, qual círculo comandado por um maestro imaginário, saindo da canção dolente ecoando como um grito na planície imensa!

Eu também canto e também vou à Taberna…

Canto a chorar, rogando a cada lágrima que abençoe os homens que cantam!

O vinho e os corpos não se vêem. O vinho é a própria canção que corre naquelas veias a dar-lhe o alento para o amanhã…

Os restos são sombras, sombras alheias como alheios vão aqueles espíritos ecoando pela planície, diluindo-se ao som daquela cantiga…

É o Alentejo incompreendido! 

Ilídio Tavares

8/1/1962

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *