Cultura, Tomar

Todos com o Feijão nos restaurantes e em Mostra – Tomar

Está a decorrer a nona edição da mostra gastronómica “Todos com o feijão… O feijão com todos”, este ano em Novembro, mas com inevitáveis ganhos: como o tempo está mais fresco, apetecem pratos mais fortes, a que esta leguminosa bem se presta.
 
Mas não só. Poucos alimentos se adequam, como este, a uma tão vasta panóplia de confecções, marcando presença nos pratos mais fortes mas também nas ementas mais suaves, dos salgados e bem condimentados aos delicados doces, da cozinha mais simples aos requintes gourmet.
E é por tal versatilidade e pelo facto de ser uma planta tradicionalmente cultivada e comida em Tomar, que os restaurantes do concelho se juntam há já vários anos em volta desta ideia organizando, em colaboração com os Serviços Municipais de Turismo, a mostra gastronómica “Todos com o feijão… o feijão com todos”.
Este ano, participam 30 restaurantes de todo o concelho, que apresentam pratos com base nesta leguminosa dia 1, dia 11, dia 30 e nos fins-de-semana, embora na maioria dos casos haja feijão na ementa todos os dias. 
Assim, comece a preparar-se para o frio que já se prenuncia o Inverno que não tarda e há que ir adaptando o corpo ao novo ritmo, não só aumentando a espessura de roupas e agasalhos, mas também começando a ingerir alimentos que confortem um pouco mais o estômago.
E não se deixe enganar pelas aparências – até por tudo o que já dissemos, o feijão pode saciar os apetites mais intensos, envolto em calóricos molhos e carnes, mas é também capaz de nos surpreender num delicado doce, numa sopa aveludada ou numa singela e saudável salada.
Ah! E não se esqueça que estamos a falar de uma leguminosa, por isso mesmo rica em nutrientes e muito benéfica para a saúde.
Este ano há ainda uma novidade: no dia 27 de Novembro, um sábado, no Convento de S. Francisco, decorrerá a Mostra do Feijão Templário, ocasião para saborear as mais ímpares variedades criadas por grande parte dos restaurantes aderentes, num só local, entre as 12 e as 18 horas. Serão servidos pratos quentes das 12 às 15 horas, seguidos de animação.
Bom apetite!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *