Educação, Montijo

Programa Pedagógico para o Público Escolar – Montijo

   O Serviço Educativo do Museu Municipal promove, desde 2008, o Programa Pedagógico para o público escolar. O ano letivo de 2010/2011 não vai ser exceção e, mais uma vez, a comunidade escolar participará  em diversas oficinas e visitas-jogo.

   Assim, para as crianças do pré-escolar estão disponíveis as agendas “O moinho misterioso”, “Vamos conhecer o moinho do Gaspar”, “A quinta mágica” e, em contexto de sala de aula, “A lenda da nossa terra”.

   Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico poderão realizar as visitas-jogo e oficinas “Mímica no moinho de vento do Esteval”, “Os arqueólogos do moinho do Cais”, “As cores e os sons da Quinta Nova da Atalaia”, “A lenda da nossa terra”, “Descobrir as formas do moinho”, “O jogo do moinho de maré”, “As tradições da Quinta Nova da Atalaia”, “As pedrinhas dos romanos”, “À descoberta do património do concelho”, “Vamos conhecer a nossa freguesia” e “Jorge Peixinho: uma personalidade com história”.

   Ao dispor dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico estão as agendas “Conhecer para preservar”, “Os exploradores do Museu Agrícola da Atalaia”, “Percurso pedestre pelo centro histórico da cidade”, À descoberta do património do concelho e “Jorge Peixinho: uma personalidade com história”.

   “Uma aula no moinho de maré do Cais”, “ Conhecer para preservar”, “Os exploradores do Museu Agrícola da Atalaia “, “Percurso pedestre pelo centro histórico da cidade”, “À descoberta do património do concelho e “Jorge Peixinho: uma personalidade com história” são as agendas propostas aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

   Para os jovens do ensino secundário existem visitas aos núcleos museológicos, as agendas “À descoberta do património do concelho e “Jorge Peixinho: uma personalidade com história”.

   O Serviço Educativo do Museu Municipal desafia também os professores de Ecologia e/ou Física a lecionar uma “Aula no moinho de maré do Cais” com o objetivo de alertar os alunos para a utilização daquele espaço patrimonial e aplicar conhecimentos adquiridos na sala de aula.

   As oficinas são um conjunto de agendas de caráter lúdico e pedagógico que colocam os participantes a pesquisar, experimentar e construir. As visitas-jogo, tal como o nome indica, são visitas em forma de jogo, onde se utilizam materiais, a técnica do diálogo orientado e jogos apelativos com o objetivo de reforçar o processo de descoberta e aprendizagem lúdica.

   Em anos anteriores, a adesão das escolas ao Programa Pedagógico tem sido muito positiva. Algumas escolas do 1.º ciclo do ensino básico colocaram as agendas do Programa nos seus projetos educativos.  
 

*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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