Cultura, Oliveira de Azeméis

Alunos recordam em exposição a vida e obra de Bento Carqueja – Oliveira de Azeméis

A carteira de documentos, os óculos, o cartão de identificação de director do jornal «O Comércio do Porto», o molde da mão do escritor, a caricatura e o registo fotográfico dos locais onde passou a sua adolescência são alguns dos elementos que podem ser observados na exposição sobre Bento Carqueja, patente na escola secundária Soares Basto.
A inauguração da exposição, que o público pode visitar até nove de Novembro, contou com a presença de Elisa Carqueja, neta mais velha de Bento Carqueja, responsável pela cedência de livros e objectos pessoais do avô.
Os trabalhos em exposição, entre as 08h00 e as 20h00, são da autoria dos alunos da escola sob a orientação dos professores das diversas áreas.
A mostra documental, bibliográfica e fotográfica, bem como o friso cronológico sobre a vida e obra do jornalista oliveirense decorre no âmbito das comemorações do 150º aniversário do nascimento de Bento Carqueja, responsável por uma vasta obra social e por importantes iniciativas culturais, desportivas e de solidariedade que se realizaram no início do século XX em Oliveira de Azeméis.
As comemorações prosseguem este sábado, dia seis, às 10h00, com o descerramento de uma lápide no edifício onde nasceu Bento Carqueja seguindo-se a apresentação de uma oliveira com 150 anos, na EB 2,3 que tem como patrono o nome do homenageado. O leque de acções inclui também, um espectáculo de dança no cine-teatro Caracas, pelas 21h00 e a entrega dos prémios de mérito escolar.
No dia oito, a escola secundária Soares Basto organiza, pelas 19h30, a tertúlia «Bento Carqueja, Um homem de Oliveira», uma iniciativa, que decorre na biblioteca escolar Madalena Sotto, e pretende recordar a personalidade que publicou várias e importantes obras.
No final da sessão, são entregues os prémios aos vencedores do concurso de Jornalismo Juvenil Bento Carqueja.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *