Educação, Óbidos

Complexo Escolar dos Arcos é considerada escola exemplar a nível mundial – Óbidos

O Complexo Escolar dos Arcos, em Óbidos, foi considerado na tarde de ontem, em Paris, como uma escola exemplar pelo Centro para Ambientes de Aprendizagem (Centre for Effective Learning Environments – CELE), estrutura da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).  

Esta nova escola, inaugurada em Setembro de 2008, com projecto da autoria do arquitecto Cláudio Sat, vai fazer parte integrante do 4.º Compêndio de Instalações Escolares Exemplares (Compendium of Exemplary Educational Facilities) a nível mundial. 

O júri internacional, composto por seis especialistas em arquitectura, com larga experiência em Educação, escolheu, entre outros, o Complexo Escolar dos Arcos entre 166 candidaturas, de 33 países. O Compêndio será lançado ao mais alto nível, numa conferência, a ter lugar em Paris, nos dias 29 e 30 de Setembro de 2011. 

O 4.º Compêndio irá tratar todos os ciclos de formação e abordará a forma de como o design e gestão de edifícios contribuem para a qualidade da Educação. Os Estabelecimentos terão de mostrar a sua excelência em uma ou mais áreas: inovação e design, adequação às necessidades, sustentabilidade e segurança.  

Segundo o CELE, “o 4.º Compêndio será uma publicação forte e mostrará o design no que diz respeito a infra-estruturas de educação, apresentando ideias a educadores, arquitectos e políticos a nível mundial”. 

Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, afirma que “é um prestígio enorme, para o trabalho que está a ser desenvolvido em Óbidos, figurar entre as melhores escolas do Mundo”. Segundo o autarca, “Óbidos eleva-se a um patamar de reconhecimento internacional, por uma instituição como a OCDE”, sendo, ao mesmo tempo, “uma chamada de atenção para aquilo que estamos a fazer”. 

Cláudio Sat, arquitecto autor deste projecto, afirma que “é uma satisfação muito grande” que o Complexo Escolar dos Arcos seja considerado um exemplo. “Quando avançámos para este projecto, a nossa ideia era inovar, avançar com uma nova tipologia educativa, lúdica e desportiva”, explica o arquitecto. 

Recorde-se que este ano foram inaugurados em Óbidos outros dois Complexos Escolares – Alvito e Furadouro – cuja tipologia é idêntica ao dos Arcos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *