Sociedade, Torres Vedras

Troço da Grande Rota das Linhas de Torres do concelho de Torres Vedras é inaugurado entre os dias 12 e 14 de Novembro

O troço da Grande Rota das Linhas de Torres do concelho de Torres Vedras será inaugurado com a realização de seis passeios pedestres, de uma actividade de geocoaching e das 11ªs Jornadas Nacionais de Pedestrianismo.

Aqueles passeios acontecerão nos dias 13 e 14 de Novembro e todos terão como ponto de partida o Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras.

O Passeio da Foz, com uma extensão de 51 kms e um nível de dificuldade muito difícil, terá início no dia 13 de Novembro, pelas 15h, e neste seu primeiro dia terminará na Foz do rio Sizandro, pelas 21h, passando pelos fortes de S. Vicente, dos Olheiros, da Cruz, dos Palheiros, do Outeiro da França, da Alquiteira, do Formigal, do Paço e do Grilo e pelo Convento do Varatojo. Será proporcionado jantar e pernoita neste dia aos respectivos participantes na Colónia de férias da Praia Azul. No dia seguinte, o percurso deste passeio começará no Forte do Paço, pelas 9h, e terminará no Parque Regional de Exposições, às 14h, levando os seus participantes aos fortes das Gentias, de Bececarias, de Belmonte, de Mouguelas, da Galpeira, do Bonabal, da Milharosa, da Carrasqueira, do Outeiro da Prata e do Pelicano, a uma estrada militar e ao Castro do Zambujal.

O Passeio da Serra do Socorro, com uma extensão de 46kms e um nível de dificuldade difícil, também terá início no dia 13 de Novembro, pelas 15h, e terminará, neste dia, às 20h30, naquela serra, passando pelo Castelo de Torres Vedras, Chafariz dos Canos, Obelisco do Jardim da Graça e Castro do Zambujal, bem como por troços e caminhos militares. Será proporcionado jantar e pernoita neste dia aos respectivos participantes na Serra do Socorro. No seu segundo dia, este passeio começará pelas 7h30 na Serra do Socorro e terminará às 14h em Torres Vedras, levando os seus participantes aos fortes da Archeira, da Feteira, de Catefica e da Ordasqueira, a caminhos militares e ao Centro de Apoio Social de Runa.

O Passeio da Archeira realizar-se-á apenas no dia 14 de Novembro e para o mesmo é proporcionado transporte pelas 8h, no Parque Regional de Exposições, para o Furadouro. A partir desta localidade os respectivos participantes irão, até às 14h, ao longo de 24kms, aos fortes da Archeira, da Feteira, de Catefica e da Ordasqueira, a um caminho militar e ao Centro de Apoio Social de Runa. Este passeio tem um nível de dificuldade médio e termina em Torres Vedras.

O Passeio do Castelo também decorrerá apenas no dia 14 de Novembro e terá início pelas 9h, terminando em Torres Vedras, às 13h30. Ao longo de 11kms, os respectivos participantes passarão pelo Castelo de Torres Vedras, Chafariz dos Canos, Obelisco do Jardim da Graça, termas dos Cucos e fortes da Ordasqueira. Este passeio tem um nível de dificuldade fácil.

O Passeio do Paço também terá lugar apenas no dia 14 de Novembro, e para a participação no mesmo será proporcionado transporte pelas 8h, no Parque Regional de Exposições, para o Forte do Paço. Ao longo de 19kms, os participantes neste passeio terão oportunidade de conhecer este forte e os fortes das Gentias, de Bececarias, de Belmonte, de Mouguelas, da Galpeira, do Bonabal, da Milharosa, da Carrasqueira, do Outeiro da Prata e do Pelicano, uma estrada militar e o Castro do Zambujal. Este passeio, que tem um nível de dificuldade médio, terminará pelas 14h, no Parque Regional de Exposições.

O Passeio de S. Vicente também se realizará apenas no dia 14 de Novembro e terá  início pelas 8h15, com término pelas 13h30, no Parque Regional de Exposições. Ao longo de 14kms os respectivos participantes terão oportunidade de conhecer os fortes de S. Vicente, dos Olheiros, da Cruz, dos Palheiros e do Pelicano, o Convento do Varatojo e o Castro do Zambujal. Este passeio tem um nível de dificuldade fácil.

A inauguração do troço do concelho de Torres Vedras da Grande Rota das Linhas de Torres será assinalada simbolicamente às 9h do dia 14 de Novembro, com todos estes seis passeios a terem uma partida num forte.

Para a participação nestes passeios deve ser efectuada a respectiva inscrição até ao dia 9 de Novembro pelo n.º de telefone: 261 320 761; ou pelos e-mails: percursospedestres@cm-tvedras.pt; ampctv@gmail.com (no caso dos passeios da Foz, de S. Vicente e do Paço); e geral@atv.pt (no caso dos passeios da Serra do Socorro, da Archeira e do Castelo). As inscrições nestes passeios são limitadas.

Também no dia 14 de Novembro, integrado na inauguração daquele troço, haverá, como foi referido, um evento de geocaching. O geocaching é um jogo de caça ao tesouro dos tempos modernos, que é jogado no mundo inteiro por “aventureiros” equipados com GPS, ao ar livre. A ideia básica deste jogo é encontrar “caixinhas” escondidas, chamadas de “geocaches”, e depois partilhar as experiências on-line. Naquele dia serão lançados seis “geocaches” na Rota do Castro do Zambujal. Este evento terá início pelas 9h (com concentração uma hora antes), no Parque Regional de Exposições, e terminará pelas 14h, neste local. A inscrição nesta actividade deve ser efectuada mediante o endereço electrónico: www.geocarchezone.pt.

A todos os participantes nesta actividade e nos referidos passeios (o que é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Académico de Torres Vedras, Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras e Rota Histórica das Linhas de Torres) é proporcionado um almoço no dia 14 de Novembro, pelas 14h, no Parque Regional de Exposições.

Já no dia 12 de Novembro, igualmente integrado na inauguração do troço do concelho de Torres Vedras da Grande Rota das Linhas de Torres, realiza-se, como foi também referido, as 11.ªs Jornadas Nacionais de Pedestrianismo, subordinadas à temática Património Histórico e Cultural.

Nesta iniciativa, que terá lugar no Auditório Municipal de Torres Vedras, serão apresentados trabalhos, metodologias e estudos de casos, abordando-se o panorama europeu do pedestrianismo relacionado com o património histórico e cultural. 

Serão prelectores nestas jornadas: Carlos Guardado da Silva (Câmara Municipal de Torres Vedras), César Costa (Câmara Municipal de Torres Vedras), Ana Paula Carvalho (Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras), Gabriela Carvalho (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril), Juan Feliu (Vice-Presidente da ERA), Paulo Serra (Mestre em Turismo – Ramo Planeamento e Gestão em Turismo de Natureza Activo), Pedro Cuiça (Vice-Presidente da Comissão de Percursos da ERA) e Pedro Pedrosa (Coordenador Técnico da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto).

O programa desta actividade é o seguinte: 

08h30 – 10h00 Abertura do Secretariado e Recepção dos Participantes
Sessão de Abertura
Hora Nome Entidade
10h00 – 10h15 Dr. Fernando Oliveira Cipriano 

Dr. Daniel Poulaillon

Dr. Carlos Miguel

 
Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

GDF SUEZ – Portugal

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

 

Painel 1 – Percursos com interesse histórico e cultural
HORA COMUNICAÇÃO ORADOR Entidade
10h15 – 10h45 GR 30 “Grande Rota das Linhas de Torres” Carlos Guardado CMTV
10h45 – 11h15 GR 21 “Grande Rota das Aldeias do Xisto” Pedro Pedrosa ADXTUR
11h15 – 11h45 Organização de Passeios Pedestres Ana Paula Carvalho AMPCTV
11h45 – 12h00 Debate Moderador: Adriano Maria FCMP

 

12h00 – 14h30 ALMOÇO

 

Painel 2 – Promoção de Percursos Pedestres (Estratégias e estudos de casos)
HORA COMUNICAÇÃO ORADOR Entidade
14h30 – 15h00 Rede de Percursos Pedestres do Concelho de Torres Vedras César Costa CMTV
15h00 – 15h30 Turismo Activo no Concelho de Torres Vedras: Potencialidades e Oportunidades Paulo Serra ATV
15h30 – 15h45 Preservação do património e as práticas lúdicas Gabriela Carvalho ESTHE
15h45 – 16h00 Debate Moderador: Rúben Jordão FCMP
16h00 – 16h30 INTERVALO
Painel 3 – Pedestrianismo na Europa
HORA COMUNICAÇÃO ORADOR Entidade
16h30 – 17h00 Pedestrianismo: Um património cultural europeu Pedro Cuiça ERA
17h00 – 17h30 EURORANDO Juan Feliu ERA
17h30 – 17h45 Debate Moderador: a definir CMTV
HORA SESSÃO DE ENCERRAMENTO ORGANIZAÇÃO
17h45 – 18h00 Eng.ª Laura Rodrigues CM Torres Vedras
Dr. Fernando Oliveira Cipriano FCMP

 

Estas jornadas são organizadas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e pela Câmara Municipal de Torres Vedras com o patrocínio do Instituto do Desporto de Portugal e da GDF SUEZ.

As inscrições nesta iniciativa são limitadas e devem ser efectuadas até ao dia 10 de Novembro pelo n.º de telefone: 261 320 761; ou pelo e-mail: pedestrianismo@cm-tvedras.pt.

A inauguração do troço da Grande Rota das Linhas de Torres do concelho de Torres Vedras integra-se no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município de Torres Vedras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *