Cultura, Póvoa de Varzim

“O S. Martinho e a Póvoa”, por José de Azevedo

Na próxima quinta-feira, dia 11, às 21h30, José de Azevedo estará no Arquivo Municipal para falar sobre “O S. Martinho e a Póvoa”.
Nesta apresentação, o jornalista poveiro focará a relação do Santo com a festa das vindimas, numa viagem que percorrerá os tempos pagãos até às portas do Cristianismo, e será lembrada a imagem como legionário romano partilhando a capa com um mendigo num dia de frio e chuva. Um santo querido pelas gentes da Póvoa que lhe dedica, todos os anos, uma noite alegre em torno de castanhas assadas e jeropiga.
Como se associa o santo a bons momentos de alegria e boa mesa, José de Azevedo contará com a participação da artista poveira Clarisse Marques que interpretará uma cena de uma mulher poveira que relaciona a euforia do seu “homem” com a arreigada devoção ao Bispo de Tours.
É objectivo último do Arquivo despertar os poveiros para a História local e para a importância dos documentos e da informação neles contida concretizada numa política cultural de que esta iniciativa é um dos exemplos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *