Borba, Sociedade

Vinhos do Alentejo reúnem-se na Festa da Vinha e do Vinho em Borba

A 19.ª edição da Festa da Vinha e do Vinho vai decorrer em Borba entre os dias 06 e 14 de Novembro, no Pavilhão de Eventos de Borba, organizada pelo Município de Borba, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e Turismo do Alentejo, E.R.T. A Sessão Solene de Abertura da Festa contará com a presença do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Dr. António Serrano.

Durante nove dias, o evento vai promover os vinhos do Alentejo, com 14 produtores e cerca de 150 marcas para degustação e venda, numa área de exposição de 3.400 m2, que integra 70 expositores numa série de Feiras Temáticas – Vinhos e Enoturismo, Gastronomia alentejana, Produtos Regionais, Artesanato, Equipamentos e Serviços Vitivinícolas, Institucional e Empresarial. Além da compra de vinhos, os visitantes poderão provar os vinhos presentes no espaço de degustação com a aquisição do copo de provas.

O programa integra inúmeras actividades culturais e desportivas, com destaque para a animação diária das tasquinhas, o Mega Concerto com as bandas filarmónicas do Centro Cultural de Borba e Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, reunindo 120 músicos em concerto, Gala da Rainha das Vindimas, cortejo alegórico da Vinha e do Vinho, noite de fados, espectáculo “Ritmos do Oriente: os 4 Elementos da Natureza”, o humor de Jorge Serafim e Rastolhice que irão “Cantar o Alentejo… com Humor”, Flor-de-Lis, Baile Popular e Cidália Moreira. As actividades desportivas abrangerão diversas modalidades, com passeios TT, BTT e caminhada, Raid Hípico, torneios de Malha, Rugby e Futebol de Veteranos. Após o encerramento da Festa, a animação prolonga-se no espaço jovem nocturno. Tal como em edições anteriores, haverá decorações de montras alusivas à temática da vinha e do vinho, com a colaboração dos comerciantes borbenses.

Técnicos e produtores de vinho terão oportunidade de debater a “Diversidade das videiras autóctones – silvestres, castas e clones. Como aproveitar esta diversidade do património português”, num colóquio promovido pela Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo, com os oradores Prof. Antero Martins e Eng.ª Elsa Gonçalves, do Instituto Superior de Agronomia.

Esta edição da Festa contará com um desfile infantil de moda e de trajes alusivos à  vinha e ao vinho, numa iniciativa do Município de Borba que se chamará  “Brincando na Passerelle”, e da recriação de uma taberna típica no Dia de São Martinho, 11 de Novembro, onde serão oferecidas as castanhas assadas e o vinho produzido em talha pelo Município de Borba e Adega Cooperativa de Borba na antiga adega do Centro Cultural de Borba.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *