Mação, Sociedade

Feira dos Santos em Mação recebeu milhares de visitantes

No dia 1 de Novembro teve lugar em Mação mais uma tradicional Feira dos Santos que celebrou este ano 210 anos de existência e recebeu milhares de visitantes. Criada em 1800, esta é a Feira mais antiga do Concelho e uma das mais conhecidas da região, sobretudo pela variedade de produtos que oferece. Foi criada por provada falta que fazia a Mação e aos concelhos vizinhos. Afirmou-se de tal forma que, mais de dois séculos depois, continua a ser uma das maiores da região. Para o Vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela , “a Feira dos Santos faz parte da vida deste Concelho e dos Concelhos limítrofes cumprindo-se uma tradição centenária.” Refere ainda que “esta Feira é um dos pontos altos da vida do Concelho pois nesta altura regressam a Mação muitos conterrâneos que estão fora, pela Feira e por ser altura do Dia de Finados. No dia 1 de Novembro a Feira dos Santos é um local privilegiado de encontro e de reencontro entre familiares e amigos e as pessoas gostam de dar um passeio por Mação”.
Esta Feira caracteriza-se pela variedade na oferta e pelo dinamismo que confere à Vila de Mação contando com espaços distintos e específicos de venda ao longo das ruas. No fundo da Vila vendem-se os cereais e os frutos secos, no centro histórico as árvores de frutos, as flores, os queijos, os oleados, os panos e outros utensílios para fins agrícolas. Na parte mais nova da Vila, no denominado Largo da Feira tem lugar a feira como a conhecemos hoje em dia, a jeito de mercado.
Desde o ano 2000 a Câmara Municipal de Mação tem vindo a dar uma outra dimensão ao dia da Feira dos Santos recriando um mercado à moda antiga junto ao Largo dos Combatentes. Este espaço, com bancas de madeira onde se vendem produtos artesanais e agrícolas, faz a ponte entre os vários pontos da vila por onde se estende a Feira sendo dinamizado por artesãos, associações, instituições de solidariedade social e pelas escolas. Ao longo do dia é palco de actividades de animação. Este ano actuaram junto a este espaço a Escola de Folclore da Liga de Melhoramentos de Ortiga, a Banda da Sociedade Filarmónica União Maçaense e, ao longo de todo o dia, neste espaço bem como por todas as ruas houve animação permanente com os Bombos da Lamarosa.
Milhares de pessoas do Concelho de Mação e dos Concelhos limítrofes aproveitaram o bom dia que se fez sentir e a muita oferta que a Feira tinha. A Feira dos Santos ocupa ainda hoje lugar na vida de inúmeras famílias que, à semelhança do que acontecia no passado, ali se abastecem de todo o tipo de produtos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *